segunda-feira, 15 de junho de 2015

ENOQUE

I. QUEM ERA ENOQUE

Muitos leitores da Bíblia não gostam de genealogias, porém elas também são inspiradas. Diz a palavra de Deus: "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa (2 Tm 3.16))^sto inclui as genealogias. Desse modo, desenvolvendo maior familiaridade com as Escrituras, será possível ao estudioso extrair lições de grande proveito dos trechos que registram as genealogias. É o caso do texto de Génesis 5.1-32,"no qual encontramos um resumo da história do período que vai desde a criação do homem y até o Dilúvio. (SÁ) E dentro deste trecho, f nos versículos 18 a 24, encontramos a biografia de Enoque. (SH) espiritual com Deus. Aleluia!


III. ENOQUE ANDOU COM DEUS
Na curta biografia de Enoque, registrada na Bíblia, aparece duas vezes a expressão: ^Andou Enoque com Deus" / (Gn 5.2224). (SD) Que grandioso resumo de uma vida! Andar com Deus aparece na Bíblia como uma expressão que equivale a vida de comunhão com Deus.

1. Como podemos andar com Deus? Vejamos algumas condições:
a) A Bíblia nos dá a orientação: "Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis J descanso para as vossas almas" (Jr 6.16). A Palavra de Deus é a regra que deve ser seguida (Gl 6.16. Fp 3.16). A Bíblia nos revela a verdade de Deus ïèm como a sua vontade. A Bíblia registra o exemplo de Jesus para que sigamos em suas pisadas (l Pé 2.21 )sE aquele que diz que está nele, também deve andar como Ele andou (l Jo 2.6).
b) A Bíblia nos ensina que a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo (l Jo 1.3)^Devemos zelar pela nossa comunhão com Jesus de tal maneira que Cristovenha a ser formado em nós (Gl 4.19), e que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos, em nossa carne mortal (2 Co 4.10,11). A Bíblia registra várias formas de andar que devem estar presentes na vida dos servos de Deus, na vida daqueles que querem alcançar testemunho de terem agradado a Deus. Consideremos algumas:
Andar em novidade de vida (Rm 6.4)
Andar segundo o espírito e não scgundo a carne (Rm 8.4}.
Andar em amor (Ef 5.2).
Andar na verdade (2 Jo v.4)
Andar em humildade (Mq 6.8).
Andar em sinceridade (SI 26.1).
Andar em Paz e retidão ( Ml 2.6).

2. Deus, o nosso ajudador. O próprio Deus quer ajudar aqueles que desejam andar com Ele. É o que afirma o escritor sacro na epístola Aos Hebreus: "Ora, o Deus de paz que pelo sangue do concerto eterno tomou a trazer do mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra. Para fazerdes a sua vontade, ao ' qual seja glória para todo o sempre. Amém" (Hb 13.20.21). Deste modo.vemos que Deus deseja aperfeiçoar aqueles que querem andar com Ele, operando neles aquilo que lhe é agradável.
Enoque, o sétimo depois de Adão (Jd v. 14), era filho de Jarede e pai de Metuselá."

1. Enoque contemporâneo de Adão. Quando Enoque nasceu, Adão ainda vivia, pois alcançou a idade de 930 anos (Gn/ , 55). (SCR) Quando Adão morreu Enoque tinha cerca de 308 anos. Assim sendo, certamente, Enoque teve oportunidade de ouvir de Adão muitas histórias preciosas.

2. Enoque, contemporâneo de Sete. Quando Enoque nasceu. Sete, filho de Adão, estava com cerca de 500 anos, e ainda vivia quando Enoque foi arrebatado. É licito supor que Enoque deve ter participado do culto a Deus que se iniciou nos dias de Sete (Gn 4.26).

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!