ESCOLA BÍBLICA


TODOS OS DOMINGOS ÀS 8HS

HUMILDADE
Bem aventurados os humildes

Humildade vem do latim humilis, que permanece na terra, não se eleva da terra, humilde, baixo. Humildade segundo o dicionário Houaiss é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”. Humildade não é o que muitas pessoas imaginam. A qualidade de humilde não vem de uma pessoa que anda sem tomar banho, esmolando e outros olham e dizem: “Fulano é tão humilde”. Não, isso é relaxamento. Você verá o que a Palavra tem a dizer sobre humildade, e perceberá que se trata de uma característica que o Senhor espera encontrar na minha, na sua vida. É uma bem-aventurança descrita em Mateus, capítulo 5, verso 3: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Humildade é de dentro para fora e não simplesmente aquilo que mostramos exteriormente; vem da nossa história, de quem realmente somos. É na humildade que entendemos como o Senhor toca o nosso coração. Muitas vezes perdemos o que Deus tem preparado para nós por Ele não encontrar um coração humilde; um coração pronto para ouvir o Senhor, quando olha as promessas Dele. 

A Bíblia é um livro cheio de promessas do Senhor e todas elas “têm um sim e um amém”. Provérbios é um livro riquíssimo de promessas, vejamos algumas delas: Provérbios 16, verso 19: “Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos”.

Humildade não tem nada a ver com a pessoa ser relaxada, mal cheirosa, isso é outra coisa. Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”. A soberba, a empáfia, é um caminho que pode levar à ruína. Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”. Que palavra gloriosa!

Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Toda expressão da nossa fé é traduzida na palavra graça. E a graça chega para os humildes. A graça é quando reconhecemos que tudo o que precisamos, não recebemos por nossos méritos, mas vem pela vontade de Deus. Recebo, não por que mereço, mas por graça. A graça vem quando há humildade, pois recebemos não por que merecemos, ela é bondade do Senhor para conosco. Aquilo que precisamos, mas não merecemos, recebemos pela graça. Os humildes e aqueles que possuem essa atitude podem experimentar da graça de Deus. 

Reconheça essa verdade que está em Provérbios 18. E Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Provérbios 22.4: “O galardão da humildade”. A resposta, a bênção, o favor do Senhor. “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida”.

Agora, vejamos Isaías 57.15: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”.

Isaías 66.2: “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme na minha palavra”.

Deus quer olhar para você, o prazer dele é encontrar um coração humilde, um coração de criança, um coração simples.


“Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.  Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe” (Mateus 18.1).


ESCOLHAS QUE MUDAM A VIDA
A Palavra de Deus é para todas as pessoas. Ela é dirigida à minha família, à minha casa, à igreja onde eu congrego, à minha cidade, ao meu Estado e ao meu país. E falando em país, vamos decorrer nesta mensagem alguns textos bíblicos para nos ajudar quanto às escolhas que precisamos fazer, e isso envolve também a nossa pátria. O Brasil não é formado apenas pelas montanhas, rios, mares, florestas. Nele, há um povo que escreve a cada dia uma página de sua história. Há mais de quinhentos anos nossa gente constrói uma parte do nosso país. Mas tudo segundo a permissão de Deus, que sonha e tem planos para a nossa terra. Em Jó capítulo 11, verso 13 ao 19 está escrito:

“Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus, se lançares para longe a iniquidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e dele só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe hajas trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo. Deitar-te-ás, e ninguém te esmagará; e muitos procurarão obter o teu favor.”

Por meio desse texto lhe convido a ouvir aquilo que o Senhor tem para o Brasil, para a sua família, para a sua casa, para a sua igreja, para a sua cidade, para o seu estado. E para isso, orei ao Senhor, pedi a Ele que me desse uma palavra: “Pai, eu quero conhecer mais do Teu coração, quero conhecer aquilo que o Senhor tem para nossa terra, saber qual é o Teu sonho de uma forma bem específica, bem pontual para o nosso país. Queremos cumprir os propósitos do Senhor”. Então, Deus trouxe ao meu coração o texto que lemos: “Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus”.

Note que esse texto trata de escolhas. E tudo em nossa vida está relacionado a escolhas. Quando elegemos políticos para o nosso país, os escolhemos para nos representar, e somos responsáveis por isso. Nossas escolhas podem trazer maldições, podem trazer vida, como podem trazer morte, podem nos fazer sorrir, como podem nos fazer chorar, determinam como vivemos, por isso, o Senhor começa dizendo: “Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus”. É uma escolha, tudo depende do nosso coração, que é como se fosse o centro da nossa vida. Essa referência não é apenas sobre o órgão do corpo humano, mas coração na Bíblia fala exatamente do nosso existir, da nossa história, do nosso presente, mas também do nosso futuro. Nosso coração precisa estar voltado para o Senhor, precisa estar alinhado com os valores do Senhor, precisa estar inteiro para o Senhor: “Filho meu, dá-me o teu coração”, pede o Senhor Deus. Note que Ele não pede uma perna, um braço ou um olho, e caso pedisse um, sobraria outro, pois temos dois membros de cada um desses citados, mas Ele pede o nosso coração, que é único, e também corrupto, malévolo, conforme registrado na Bíblia:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9).

Apesar de termos um coração corrupto, podemos fazer a Deus um pedido por um novo coração, não no sentido natural, não se trata de realizar um transplante, mas é a escolha de viver segundo os valores de Cristo. Trata-se de uma mudança de vida, mudança no caráter. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmos 51.10).

Se fizermos um pedido genuinamente a Deus, a resposta dele é: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne” (Ezequiel 36.26). 

..........................................................................................


 

A cruz


Quando Jesus Cristo foi morto, tendo sido pregado numa cruz de madeira, aqueles homens malvados pensaram que estavam simplesmente executando um homem que estava perturbando o seu estilo de vida. Eles não perceberam que a Cruz fora planejada por Deus desde o início do mundo.

A.     DEUS LIDA COM O PECADO
Através da morte do Seu Filho na Cruz, o grande Deus Criador estava lidando com o pecado, o sofrimento, e a angústia de todas as pessoas. Jesus estava morrendo no lugar de todos os indivíduos do mundo. A aceitação pessoal do que Ele fez na Cruz traz a resposta a todas as nossas necessidades.

1.     Deus Revela O Seu Poder Através Da Cruz
"Porque a mensagem da Cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, os que estamos sendo salvos, é o poder de Deus (1 Co 1:18). Veja também Romanos 1:16.

2.     Deus Mostra O Seu Amor Na Cruz
"Mas Deus demonstra o Seu Próprio amor para conosco no fato de que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Rm 5:8).

3.     Deus Removeu As Nossas Dores Na Cruz
"Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas dores. Contudo, nós O reputamos por ferido e oprimido por Deus, e aflito"(Is53:4).

4.     Jesus Tomou A Punição Pelos Nossos Pecados Na Cruz
"Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões. Ele foi moído pelas nossas iniqüidades. A punição que nos trouxe a paz estava sobre Ele, e pelas Suas feridas somos sarados... Todos nós como ovelhas, nos desgarramos; cada um de nós voltou-se ao seu próprio caminho, e o Senhor colocou sobre Ele a iniqüidade de todos nós” (Is 53:5, 6). Veja também 1 Pedro2:24.

O futuro de um povo curado

Vamos aprender a viver os princípios do Reino de Deus. Deus está querendo nos dar uma
oportunidade de ouro. Ele não nos salvou para qualquer coisa. Foi para algo que você nem
sabe ainda o que é, mas é algo de excelência. "E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra." (Mt 8:2-3) Receber libertação e cura na Bíblia é o "basta" de Deus. 

Hoje é o "basta" de Deus na sua vida. Um homem disse para Jesus: "Senhor, se tu quiseres, podes limpar-me". Jesus disse: "Eu quero" (Mt. 8:2-3). A libertação e a cura precisam nos alcançar. Vivemos num concerto, numa aliança na qual algumas coisas já não cabem mais. É mais fácil conservar a enfermidade, do que preservar-se sarado. Porém, o projeto de Jesus é para nos manter sarados. Deus não veio para ficar alimentando as nossas feridas. Ele é o Senhor que sara. Não tem nenhuma referência bíblica de que Jesus veio para conservar as nossas enfermidades. Ele veio para nos manter curados.


Jacó – A luta do homem com Deus 
Texto: Gen. 32:22-32

Jacó era trabalhador (Gn.31:40), afetuoso (Gn.29:18), astuto (Gn.25:31-33),
religioso (Gn.28:10,20), porém era um crente carnal. Era filho de crente, fazia promessas e
cultuava a Deus. No entanto, tinha tremendos problemas de caráter, era enganador,
oportunista e ganancioso (Gn.27:18-29, 42-43).

Além do seu caráter fraco, tinha uma inimizade com seu irmão Esaú. Mas Deus encontrou Jacó e este lutou com o Senhor e prevaleceu. 

Relacionamento com Deus
  1 – O que é relacionamento?
É correspondência, trato amistoso, ou convivência, relações íntimas com alguém.
Relacionamento com Deus quer dizer convivência com Ele.
É trato diário com o Senhor, tornando-se familiar essa relação de amizade (Salmo 25:14 e Nm. 12:5-8).


"Porque para Deus nada é impossível"
(Lc 1.37)

"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação"
 (2 Timóteo 1.7).

Introdução: Vivemos em um mundo dominado pela incredulidade nos princípios divinos que regem o universo, e não crêem que Jesus é o caminho, a verdade, e a vida (João 14.6), que dissipa a insegurança, a ansiedade, o medo e o desespero, e traz a estabilidade emocional que necessitamos ao nos aproximar do Pai, de onde vem todo suprimento que necessitamos.
O ser humano sem Jesus acredita naquilo que quer acreditar e não na verdade, que é Jesus, que dissipa as trevas.
O medo é um instrumento utilizado por demônios para trazer derrotas, falta de paz e paralisação na vida do ser humano. Porém, o verdadeiro amor, que é o próprio Deus, lança fora todo medo ("No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo" - 1 João 4.18).

Produzindo frutos de excelência
Texto: Mt 13:3-9

Introdução: A Palavra de Deus é a semente que quando é lançada em terra boa produz muitos frutos. O que é a terra boa? Um coração cheio de fé. A verdadeira fé leva à prática da Palavra de Deus. Quando lemos e meditamos a Palavra de Deus, a compreendemos no espírito e pela fé a colocamos em prática. Esta palavra produz muitos frutos em nossas vidas. 


Falsos Mestres
Mc 13.22: “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos”.

O crente da atualidade precisa estar informado de que pode haver, nas igrejas, diversos obreiros corrompidos e distanciados da verdade, como os mestres da lei de Deus, nos dias de Jesus (Mt 24.11,24). Jesus adverte, aqui, que nem toda pessoa que professa a Cristo é um crente verdadeiro e que, hoje, nem todo escritor evangélico, missionário, pastor, evangelista, professor, diácono e outros obreiros são aquilo que dizem ser.


O CORAÇÃO REGENERADO.



A solução de Deus para o coração pecaminoso é a regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus, e pela fé aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.

(1) A regeneração está ligada ao coração. Aquele que, de todo o coração, se arrepende e confessa que Jesus é Senhor (Rm 10.9), nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo (cf. Sl 51.10; Ez 11.19).

(2) No coração daquele que experimenta o nascimento espiritual, Deus cria o desejo de amá-lo e de obedecê-lo (ver o estudo A REGENERAÇÃO). Repetidas vezes, Deus realça diante do seu povo a necessidade do amor que provém do coração (ver Dt 4.29 nota; 6.6 nota). Tal amor e dedicação a Deus não podem estar separados da obediência à sua lei (cf. Sl 119.34,69,112). Jesus ensinou que o amor a Deus, de todo o coração, juntamente com o amor ao próximo, resume toda a lei de Deus (Mt 22.37-40).

(3) O amor de todo o coração é o elemento essencial a uma vida de obediência. Repetidas vezes, o povo de Deus, no passado, procurou substituir o verdadeiro amor do coração pela observação de formalidades religiosas exteriores (tais como festas, ofertas e sacrifícios; ver Is 1.10-17; Nm 5.21-26; Dt 10.12 nota). A observância exterior sem o desejo interior de servir a Deus é hipocrisia, e foi severamente condenada por nosso Senhor (ver Mt 23.13-28; ver Lc 21.1-4 nota).

(4) Muitos outros fatos espirituais têm lugar no coração da pessoa regenerada. Ela louva a Deus de todo o coração (Sl 9.1), medita no coração (Sl 19.14), clama a Deus do coração (Sl 84.2), busca a Deus de todo o coração (Sl 119.2, 10), oculta a Palavra de Deus no seu coração (Sl 119.11; ver Dt 6.6 nota), confia no Senhor de todo o coração (3.5), experimenta o amor de Deus derramado em seu coração (Rm 5.5) e canta a Deus no seu coração (Ef 5.19; Cl 3.16).

"UNÇÃO"




O óleo, na bíblia, segundo alguns, simboliza o Espírito Santo, assim como o fogo, a pomba, entre outros. Porém, nela, não há uma afirmação explícita quanto a isso. Portanto, quando se fala em unção com óleo, pode ser que se pretenda produzir uma simbolização do Espírito Santo atingindo alguém.
   Há inúmeras referências nas Escrituras sobre esse tipo de unção, tanto no Velho, quanto no Novo Testamento.

VENHA ESTUDAR CONOSCO...







Na verdade, ninguém é tão pobre que não possa dar é nem tão rico que não possa receber. Todos podem experimentar essa bem-aventurança. O dar não é tanto uma questão de quanto dinheiro temos nas mãos, mas quanto amor temos no coração. Nós sempre somos ricos em relação a alguém. Sempre haverá alguém mais necessitado do que nós. Somos sempre desafiados a repartir um pouco do que temos. Essa bem-aventurança de dar não é restrita apenas aos ricos. A Bíblia não condena a riqueza. Se granjeada com honestidade e trabalho e usada com generosidade e altruísmo, a riqueza é uma bênção. O problema não é ser rico, mas avarento. O problema não é possuir dinheiro, mas é ser possuído por ele. O problema não é ganhar dinheiro, mas retê-lo com usura. O problema do mundo moderno não é escassez de provisão, mas injusta distribuição. Enquanto uns têm de sobra, outros passam necessidade. Enquanto uns morrem de comer, outros morrem de fome. O que é jogado fora da mesa de uns, falta na mesa de outros. O problema da fome não é falta de alimento, mas falta de amor.




Mais que vencedores


Está por ser entendida, pelo povo de Deus, a declaração do Senhor Jesus em que Ele fala do propósito de Sua vinda. Ele disse:... Eu vim para que tenham vida e vida com abundância (Jo 10.10).

Aqueles que conseguem um pouco de luz sobre as suas posições em Cristo, e ousam reivindicá-las, descobrem que em todas as coisas são mais que vencedores.

É claro que todos que querem viver piamente em Cristo sofrerão perseguições. Sempre haverá ameaças e perseguições, mas elas, de modo algum, poderão abalar aqueles que estão sobre a Rocha e que fazem de Cristo a razão de seu viver.

Em relação às doenças, enfermidades e a todos os sofrimentos físicos, mentais ou espirituais, o cristão pode gritar a sua independência e declarar-se mais que vencedor. Jesus é o nosso substituto completo e total. Ele já sofreu para que fôssemos libertos.

As tentações - obras dos demônios - atuam em todos os setores da vida. Porém, diante de todas elas podemos e devemos afirmar que somos mais que vencedores.

Vencer o diabo e todas as suas investidas é o ato que mais louvor traz a Deus. De pouco vale a pessoa ficar repetindo palavras conhecidas como de louvor e adoração, se permite ao maligno que a escravize e destrua.

Não se submeta mais ao inimigo. Diga a ele que em Cristo você é mais que vencedor, que você tudo pode nAquele que o fortalece. Passe a viver de acordo com esta decisão.

Nós temos a obrigação de sermos mais que vencedores. O preço pago por Cristo foi alto e supriu o pagamento completo e total da nossa redenção. Nada mais há para se pagar.



 A derrota de satanás

Um dos assuntos mais sérios é a realidade espiritual. Existe um mundo diferente do material - o mundo espiritual. Nele há duas forças - o bem e o mal.
Nesta lição, vamos aprender a origem do ser que é o responsável por todos os sofrimentos e calamidades que existem no nosso mundo. É ele que faz com que milhares de pessoas vivam como se fossem bestas-feras, roubando do próximo, mentindo, traindo, estuprando crianças e indefesos.
Veremos o que foi que deu entrada no nosso planeta a este ser tão vil e desprezível, que, desde que aqui chegou, tem espalhado o ódio entre as pessoas e feito todo o tipo de pesadelo tornar-se realidade.
Mas, veremos também que ele hoje é derrotado, e não pode mais nos oprimir. Foi o Senhor Jesus quem o derrotou, e Ele fez isso por nós. Somos de tal maneira privilegiados que a vitória de Cristo foi lançada à nossa conta, como se nós a tivéssemos realizado.
O que fazer quando o diabo nos ataca? É um dos tópicos desta lição. É preciso que se saiba que nenhuma ação do diabo deve ser tolerada. A nossa redenção é um fato verdadeiro e glorioso.
Estudaremos uma advertência bíblica sobre procedimentos que devemos adotar para não dar chance ao maligno de nos atacar, e como viver a nossa redenção.
Aprenda a sua real posição diante de todas as coisas. Passe a ser um vencedor. Assuma os seus direitos em Cristo e viva a vida abundante que foi trazida pelo Senhor Jesus.
   Apesar de muita gente considerar como inexistente o diabo, nós sabemos que ele é real e atuante. Basta olhar as páginas dos jornais para ver as suas obras, bem como visitar os hospitais e casas de recuperação, para se conhecer a sua capacidade destruidora. Se ele não existe, quem é o causador de todos estes males que vemos portadas as partes? Se ele não é real, a Bíblia e o próprio Senhor Jesus nos enganaram quando afirmaram categoricamente a sua existência.
Considerá-lo como lenda ou figura de retórica é fazer-lhe um grande bem; pois, deste modo, ele ficará livre para continuar nas suas funestas ações.




Os cinco passos da vitória

Veremos, entretanto, a importância da fé, e o que ela pode fazer por nós.
Aprenderemos que devemos nos dirigir ao problema, e ordenar-lhe que saia de nossa frente, da nossa vida e que se lance ao mar.

Ainda veremos que duvidar no coração é o bastante para que todo o trabalho seja desperdiçado, impedindo assim a realização da obra de Deus.

Uma das mais profundas declarações sobre a determinação é o tópico a ser estudado sobre a declaração do Senhor Jesus: E crer que se fará o que diz. Aqui está o segredo que produz o milagre.

Para encerrar, temos a afirmativa do Mestre de que tudo o que dissermos nos será feito.

Os Cinco Passos da Vitória são o ideal a ser seguido por quem quiser, de fato, tornar-se vencedor em todas as coisas.



DETERMINAÇÃO...

A primeira referência está em Lucas 5:12-13, quando um homem leproso chega a Jesus e diz: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me”. O tempo verbal aplicado indica que este homem não conhecia um direito dado a ele e a todos nós, de possuir o melhor dessa terra (Is 1:9). Estava ligado a uma fé limitadora que o trazia comodismo e aceitação ao problema. Ao falar, se quiseres, ele transferiu para Jesus a vontade de operar o milagre. A resposta de Jesus foi uma determinação: “Quero, fique limpo”. Jesus deixou claro a sua vontade e determinou com autoridade sobre a doença. O resultado foi um milagre instantâneo.


O CHAMADO DE DEUS


O chamado de Deus para todas as pessoas é exatamente o mesmo: ganhar vidas para Jesus e marcar sua geração com a presença de Deus, sendo agentes de transformação e edificação na sociedade. Porém, cada pessoa tem uma reação distinta ao chamado de Deus, e tal reação pode gerar alguns desafios e riscos, tanto para a pessoa quanto para o cumprimento do chamado em si. Na verdade, essa reação pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empreitada dentro do plano de Deus. 

É importante ressaltar que este estudo aborda não os frutos do ministério de cada personagem bíblico citado, mas conjectura possibilidades a partir da reação de cada um deles, traçando um paralelo com as formas de resposta ao chamado de Deus hoje em dia. 

1. ELISEU (I Reis 19.19) 

Eliseu, ao ser chamado por Elias, se colocou disposto a romper com tudo e todos a fim de cumprir o chamado. Tudo o que ele pediu a Elias foi que pudesse beijar seu pai e sua mãe - apesar de, além disso, ter ainda queimado sua parelha de bois e dado de comer aos seus antes de partir. Ele estava, aparentemente, pronto para tomar as últimas providências para deixar, convicto, tudo para trás. 

No entanto, observando as reações de pessoas que agiram como Eliseu, ou seja, responderam prontamente ao chamado de Deus, podemos nos perguntar se isso se deu realmente por CONVICÇÃO ou se foi por COMPULSÃO. No segundo caso, enumeramos vários desafios e riscos nesta reação. 

Desafios 

a) LIDAR COM A EXPECTATIVA: as pessoas pensam que já estão prontas para cumprir o chamado e se colocam em uma posição de superioridade, mas ainda não aprenderam a servir. 

b) ENTENDER A NOVA REALIDADE: as pessoas pensam que tudo e todos devem estar plenamente adaptados a elas, porque, afinal, "eles precisam cumprir o chamado". Por isso, não se adaptam e vivem expectativas frustradas. 

c) ENTENDER O PROFÉTICO: as pessoas pensam que suas atividades se limitam a "receber o sobrenatural", mas se esquecem que o exercício do ministério inclui diversas tarefas naturais essenciais para que se atinja o alvo. 

d) MANTER AS PALAVRAS NO LUGAR CERTO: quando alguém responde compulsivamente ao chamado de Deus ele tende a supervalorizar suas atitudes e palavras, espiritualizando o que é da carne ou da alma e negligenciando a busca pelo discernimento e pela prudência. 

Riscos 

a) VIVER NO LIMITE DAS EMOÇÕES: as pessoas pensam que a vida, a partir do chamado, só vale a pena com a "adrenalina" da unção, e que a rotina é coisa da carne ou do diabo. Isso não passa de um engano da alma.

b) A TENTAÇÃO DE FORJAR RESULTADOS: quando as pessoas percebem que a vida ministerial não é tão cheia de adrenalina quanto elas pensavam, tendem a manipular os frutos e as circunstâncias, enganando a si mesmas. 

c) DESTRUIR O QUE DEUS NOS DEIXOU COMO HERANÇA: ao deixarem tudo para trás de maneira compulsiva, as pessoas podem acabar "queimando" algo essencial para o cumprimento do ministério ou para o seu próprio sustento. 

d) FICAR SOZINHOS: muitas pessoas correm esse risco porque, segundo elas, ninguém acompanha o seu ritmo. Por isso, elas sobem rápido demais e sozinhas. Porém, quando o ar fica rarefeito e a temperatura cai, não há ninguém para ampará-las ou aquecê-las. 

SE DEUS ME CHAMOU, OS CORVOS VIRÃO COM O ALIMENTO E DA ROCHA BROTARÁ A ÁGUA. DEUS VAI SEMPRE PROVIDENCIAR O SUSTENTO E MOVER AS CIRCUNSTÂNCIAS A FAVOR DESTE CHAMADO.


ESPÍRITO SANTO


O SIMBOLISMO DA CRUZ


O assunto que abordaremos nesse estudo, tem por objetivo mostrar, o verdadeiro significado da cruz símbolo: O que foi, e o que representa para os dias atuais. Éessencial que o povo do Senhor saiba diferenciar a apresentação da cruz como um objeto que simboliza o cristianismo, e a mensagem da cruz; ambas tem expressõesdiferenciada, uma de bênção e a outra de maldição. Vamos entender tudo isso com Bíblia na mão. Por favor não se precipite, medite e analise, faça como os crentesde Beréia: “Ora ,estes de Beréia eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os diaspara ver se as cousas eram de fato assim.” (Atos 17:11)

Vamos começar falando da mensagem da cruz, é mui importante saber isso meu amado; o Senhor Jesus consumou o seu plano de amor naquela cruz! Nada foi obrado acaso, Jesus foi à oferta perfeita! Tudo se fez novo no panorama espiritual, a lei e o meio de justificação por obras foram banidos, hoje vivemos por graça, devido àmorte de Cristo Jesus naquela cruz.Essa era a visão do Ap. Paulo a respeito do ato de Cristo Jesus no Calvário, e podemos ver isso quando ele escreve aos Gálatas; (Gálatas 6:14) “Mas longe esteja deme gloriar-me, senão na cruz de Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo”.

O que é meu amado que o Ap. Paulo falou aos gálatas?Será que ele se referiu a um crucifixo, ou ele se referiu a uma mensagem que a na cruz foi proporcionada? Vamos ver essa resposta dentro da Bíblia em; (I Coríntios1:18) “Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” Então nós vemos que; quando o Ap. Paulofala de cruz, é óbvio que ele se refere à mensagem! Essa mensagem nos separa do mundo, como ele mencionou aos Gálatas, essa mensagem é loucura para os quese perdem, eu posso ingloriamente confessar também que muitos irmãos não entende essa mensagem! A maioria não entende o que Cristo fez por ela na cruz! Elassó se limitam a extração do pecado, mas não entende que Jesus:-Cancelou o escrito de dívida!(Colossenses 2:14) “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial,removeu inteiramente, encravando-o na cruz;” Olha meu amado! Na cruz do calvário, os 613 mandamentos impostos pela lei de Moisés, junto com as ordenanças dosescribas e fariseus foram abolidas naquela cruz!A lei dizia: Tem que circuncidar, tem que guardar o sábado como dia de descanso, tem que sacrificar... tudo isso era prejudicial! O Senhor dos senhores removeuinteiramente, encravando-o na cruz .

O que é que o Senhor Jesus fez mais?-Nos concebeu cura perfeita! (I Pedro 2:24) “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para aos pecados,vivamos para justiça; por suas chagas fostes sarados.” Veja quanto fomos beneficiados naquela cruz! Olha meu amado ou minha amada, confesse isso mediante aqualquer enfermidade que surgir sobre tua vida. Não receba doença de bom grado em tua vida não! Abra os teus lábios e declare; JESUS ME SAROU! EU ESTOUSARADO!


O Homem e Satanás


  1. O HOMEM — A IMAGEM DE DEUS — CRIADO PARA TER DOMÍNIO.
 Deus tinha motivos muito bons para a criação do Homem (homem e mulher). Ele tinha um maravilhoso plano e propósito para eles. Pelo fato de Deus ser amor, Ele desejava ter seres que pensassem e sentissem como Ele, seres com os quais Ele pudesse compartilhar a Sua vida... Tudo o que Ele é e tudo com o qual Ele está envolvido — e que dominassem os céus e a terra com Ele, como filhos. Assim sendo, Ele criou o homem — em Sua Própria imagem.

“Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes dos mares e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todas as criaturas que se movem sobre a terra. Assim sendo, Deus criou o homem à Sua Própria imagem, à imagem de Deus Ele o criou, macho e fêmea, Ele os criou" (Gn 1:26,27).

  1. LÚCIFER
 Deus criou muitas coisas maravilhosas antes de criar os céus e a terra. Entre estas coisas encontravam-se os anjos — seres espirituais cujo propósito é o de cumprirem a vontade de Deus. Os anjos adoram a Deus e O servem continuamente (Ap5:11-14).
No entanto, quando Lúcifer, um dos grandes anjos da liderança compreendeu sobre o plano de Deus de criar o homem, ele se rebelou contra Deus. Ele queria estar acima do Trono de Deus. Ele queria a posição e a autoridade que Deus havia planejado para a espécie humana. Ele queria governar toda a Criação acima do Trono de Deus no Céu. Quando Lúcifer se rebelou, Deus o expulsou do Céu. Ao mesmo tempo, um terço dos anjos uniram-se naquela rebelião e foram expulsos com Lúcifer (Ap 12:4).
"Como caíste do céu, ó estrela da manhã [Lúcifer], filho da alva”. Foste derribado à terra, tu que outrora debilitavas as nações!
"Disseste no teu coração: Subirei ao céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus. assentar-me-ei entronizado no monte da assembléia, no mais alto da sagrada montanha. Subirei acima das mais altas nuvens. Tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo" (Is 14:12-14). Lúcifer foi lançado à terra onde hoje é conhecido como
"Satanás" ou "Diabo". Separado da glória do Deus Criador, ele perdeu a beleza e a luz que tinha outrora (Ez 28:11-17) e tornou-se maligno e repleto de trevas. Os anjos que caíram com ele também perderam a sua glória e tornaram-se espíritos malignos no recém-criado mundo de Deus. Mas a maligna ambição de Satanás não mudou e, assim sendo, ele começou outro plano para tentar usurpar (tomar ilegalmente) o Trono de Deus. Ele passou a perseguir o homem que Deus havia criado.




Deus

                                                     

Deus é grandioso demais para que possamos compreendê-Lo plenamente. Ele não teve nenhum princípio e não tem nenhum fim. Não há nenhum lugar onde a Sua presença não seja sentida. A Bíblia faz a seguinte pergunta em Jó 11:7:

"Você consegue esquadrinhar os mistérios de Deus? Você consegue sondar os limites do Todo-Poderoso?”

Deus habita no Céu e Ele reina sobre toda a terra. A Bíblia nos diz:

“Isto é o que diz o Senhor: O céu é o Meu trono e a terra é o escabelo dos Meus pés...” (Is 66:1).

"Deus reina sobre as nações. Deus está assentado sobre o Seu trono santo” (SI47: 8).

Neste estudo estaremos enfocando algumas verdades especiais sobre

Deus. São fatos sobre o imutável caráter de Deus. Através destas coisas você entenderá mais sobre a natureza de Deus. Você chegará a entender Deus e a ver como Ele Se importa com você pessoalmente.


APÓSTOLO PEDRO





- A primeira lição, destacada pelo ilustre comentarista, é a “sinceridade”, ou seja, “a qualidade de ser sincero”, a “qualidade de ser transparente, honesto”. A palavra “sincero” vem do latim “sincerus”, que significa “puro, sem mistura; leal, franco, verdadeiro”. A palavra vem da expressão “sin cera”, ou seja, “sem cera”, como se intitulavam os vasos que eram vendidos em seu estado verdadeiro, sem que houvesse a aplicação de cera para esconder as fissuras, as falhas que existiam em alguns vasos.
- A “sinceridade” é um dos atributos indispensáveis para o verdadeiro servo de Deus. Quem considera o livro de Jó o mais antigo da Bíblia, vê que a primeira afirmação do texto sagrado é de que um homem que agradava ao Senhor era, antes de tudo, um homem sincero (Jó 1:1). Paulo recomenda que façamos festa com os asmos da sinceridade e da verdade (I Co.5:8).
- Pedro sempre foi um homem transparente, que mostrava o que estava a sentir, em todas as ocasiões, salvo no caso em que foi repreendido por Paulo em Antioquia. Mesmo antes de se converter, sempre demonstrou sinceridade e, por isso, podia dizer, com autoridade moral, que procurava despertar nos crentes, em suas cartas, o “ânimo sincero” (II Pe. 3:1).
- Precisamos ser transparentes, ser aquilo que realmente somos, sem fingimento, sem mentiras, sem falsidade. Deus reprova todos aqueles que adotam a hipocrisia, este grande mal que tem assolado a vida de muitos crentes. Não podemos ter o “fermento da maldade e da malícia” (I Co.5:8), mas dizermos aquilo que pensamos, falarmos sempre a verdade, ainda que isto venha a causar algum desconforto momentâneo. Não poderemos vencer o maligno, nesta vida tão difícil, se não cingirmos os nossos lombos com a verdade (Ef.6:14).
- Entretanto, é bom que se diga, só a sinceridade é insuficiente na vida de um salvo. É preciso que o salvo seja sincero, mas, quando vemos o testemunho que Deus dá de Jó, verificamos que a sinceridade é apenas o primeiro requisito de um servo de Deus. Faz-se preciso que, além de sincero, o homem seja também reto, temente a Deus e que se desvie do mal (Jó 1:1,8; 2:3). Se a sinceridade não é acompanhada de retidão, de temor a Deus e de desvio do mal, de nada adianta sermos sinceros.
- Pedro foi sincero desde o primeiro instante em que falou a Cristo. Na pesca maravilhosa, confessou-se um pecador e pediu que o Senhor Se ausentasse dele, demonstrando sinceridade, que foi várias vezes realçada pelo discípulo. Mas esta “sinceridade” nada representou enquanto não houve uma verdadeira conversão, enquanto Pedro não se dispôs a ser reto, temente a Deus e a se desviar do mal.
- A retidão vem ao homem através da fé em Cristo Jesus (Rm.5:1), a chamada fé salvadora, que vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm.10:17). Pedro era sincero, mas, enquanto só resolveu “tomar a palavra” e não ouvir, construiu sobre a areia, tendo sua edificação caído quando veio a grande prova, instante em que negou a Cristo por três vezes. Não basta sermos sinceros, mas é preciso que esta sinceridade seja misturada com a fé, sem o que a palavra que for ouvida será de proveito algum (Hb.4:2).








Cura Interior


Existe muita especulação sobre este assunto e ele tem sido aplicado de muitas maneiras erradas. O que veremos aqui é um estudo sobre a cura do nosso interior mediante a Palavra de Deus.


Quando falamos sobre cura interior , falamos sobre cura da ALMA..


Quando nos convertemos o nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e é curado da culpa do pecado ( este é o maior milagre de Deus ). Está livre para ter comunhão com Deus, mas na nossa alma ficaram feridas, lembranças, traumas, do tempo que vivíamos na vida de pecado..


Nós não somos o que gostaríamos de ser. Durante este estudo descobrimevos várias verdades em nossa vida que precisam ser encaradas e enfrentadas. O Espírito Santo é o Espírito da verdade, ele nos revela quem nós realmente somos.


Tudo que Deus revelar durante este tempo, falhas de caráter, pessoas que você magou, pecados encobertos, etc. anote . Seja cincero com você mesmo, conheça a verdade e a verdade te libertará. Jo 8:32


A cura está na Palavra de Deus. Devemos ter fé e não subestimar o poder de Deus. Ele pode mudar tudo. Ele pode curar todas as pessoas.


Quem precisa de cura interior


· Você se aceita assim como você é ( aparência, limitações, cor, sexo, casado, solteiro, situação econômica ). Ou usa de vários artifícios para mudar ?

Þ Se e não gosto de mim dificilmente vou gostar dos outros.

Þ É impossível agradar um apessoa que não está contente consigo mesma.

Þ Se você fosse desenhar a si mesmo, como se desenharia ?

Þ Você aceita as responsabili dades de ser homem ou mulher ?

Þ Aceita a si mesmo sem revolta ?

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!