ESTUDOS




O dinheiro por tudo responde

*texto baseado em Salmos 67:1-7 e Eclesiastes 10:19 “As festas nos ajudam a divertir e o vinho a nos alegramos, mas sem dinheiro, não podemos ter nem uma coisa nem outra.”

O dinheiro é um deus e esse assunto é tão sério, que deveria ser mais difundido na igreja. Jesus falou que é mais fácil o camelo entrar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.

Jesus ficava ao lado do local onde as pessoas colocavam as ofertas e quem tinha muitos bens e riquezas dinheiro não gostava de ouvi-lo falar.

A vida, quando observada em relação ao dinheiro, pode perder o valor. Pessoas que eram muito humildes quando pobres, se tornaram pedantes e orgulhosas, depois que alcançaram alguma posição social melhor.

Também existem pessoas ‘trambiqueiras’ e que vivem enganar e fazer maus negócios a fim de prejudicar as outras pessoas. Algumas até que se casam por dinheiro e se candidatam a órgãos proeminentes para obter dinheiro se maneira fácil. Já vi famílias destruídas por causa do dinheiro.

Existem pessoas que não poderiam ter uma condição financeira boa e favorável, pois deixariam de servir a Cristo, participar das atividades da igreja, ofertar e, principalmente, dizimar. A Bíblia diz que quem é fiel a Deus no pouco, será fiel no muito. Assim, se ela tem dinheiro dá glória a Deus e Aleluia, se não tem, se abate. O dinheiro por tudo responde.

O dinheiro é um mal necessário. Se precisamos de um remédio, precisamos de dinheiro para comprá-lo; assim também funciona para roupas, calçados, alimentação etc.

Tenho visto o dinheiro e a faculdade mudar pessoas maleficamente. Sempre incentivei e incentivo a educação, mas existem muitas pessoas piorando depois de começarem os estudos e melhorarem a situação financeira, pois se tornaram miseráveis com o Senhor.

Certa vez Jesus pregava para uma multidão e perguntou aos apóstolos se havia algum alimento para alimentá-los. Mas, os discípulos queriam que Jesus despedisse a multidão, porque eram milhares de pessoas e não havia comida para todos. Um menino tinha cinco pães e dois peixinhos. O garoto poderia ter se recusado a dar os alimentos para Jesus, mas preferiu colocá-los nas mãos do Senhor e foi realizado um grande milagre.

Quando entregamos algo nas mãos do homem, a resposta vem do homem, mas quando colocamos algo nas mãos de Deus, a resposta vem de Deus.

A sociedade nos julga pela casa, pelo carro que temos, pela roupa que vestimos, mas sabemos que não deveria ser desta forma, pois as pessoas criam pré-julgamentos contra nós. Também existem pobres orgulhosos e pedantes. Por isso, não podemos estereotipar o ser rico como sinônimo de orgulhoso.

Na casa de Deus, aquele que ganha pouco, contribui pouco. Quem ganha muito, contribui muito e quem não ganha nada, não contribui nada, mas não podemos ser mesquinhos com a casa do Senhor. O segredo para uma vida saudável não é ter pouco ou muito dinheiro, e sim ter paz, independente da situação financeira. “Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou, não vô-la, dou como o mundo a dá.” Você pode ser uma pessoa rica, mas se não tiver paz de nada adianta.

Vi um colega médico emprestar dinheiro a juros. Ele começou a ganhar muito dinheiro e passou a ser um agiota, mas foi encontrado morto, debruçado na mesa do consultório dele, encima de várias notas. Teve um ataque cardíaco e não resistiu. O dinheiro o dominava.

No cemitério, não existe uma sepultura para o corpo e outra para o patrimônio. Você pode ter uma barra de ouro, R$ 1 milhão de reais para trazer ao altar, mas se o seu coração não vier junto, não dê. Melhor você cuidar da casa de Deus e assim Ele cuidará da sua casa. Não seja miserável com a casa do Senhor e lembre-se: o dinheiro por tudo responde.


“Honra ao Senhor com os seus bens, e com as primícias de toda sua renda”. (Provérbios 3:9)

Oração do Dizimista
Senhor, agradeço a Ti pela provisão, pela saúde, pelo cuidado para com minha família e meus bens. Uma parte do tens me dado, devolvo ao Senhor, porque a mim não pertence, mas a Ti. Que este dinheiro, suba aos céus como aroma suave. Oh Pai, esse dinheiro não constitui sacrifício, mas honra a Ti com as primícias do que tenho recebido das tuas mãos, em nome do Senhor Jesus, obrigado. Amém.




LIÇÕES DA VIDA DO PROFETA DANIEL


INTRODUÇÃO

Daniel pertencia à família real (Daniel 1.3). Quando foi levado para servir ao rei de Babilônia tinha entre 12 e 16 anos. Existem muitos crentes que trabalham na obra de Deus negligentemente, e outros que julgam desnecessário se preparar para servir a Deus. Porém, para servir a um imperador pagão era preciso estar preparado física e intelectualmente.


EXEMPLO  É:

Tudo quanto pode ou deve ser imitado; modelo. Fato de que se pode tirar proveito ou ensino; lição.

I. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA VIDA DE DANIEL:

1.1 — Acreditava que, com Deus, a vida seria melhor
Ele fez urna proposta ao chefe dos eunucos de não comer a comida (sacrificada aos deuses) que era servida na mesa do rei, pois cria que Deus se agradaria dessa sua atitude, e o abençoa ria (Daniel 1.8-2 1).
1.2 —Acreditava que Deus respondia às suas orações
Convocou os seus amigos para orar e confiou que Deus revelaria o sonho de Nabucodonosor (Daniel 2. 17,18).
1.3 - Acreditava que Deus esta no controle de todas as coisas (Daniel 2.21)
Este profeta reconheceu a soberania e a vontade absoluta de Deus para a sua vida.
1.4 —Acreditava que Deus revela aquilo que ninguém sabe (Daniel 2.22)
Este profeta reconheceu a onisciência de Deus, e glorificou-o acima de todos os deuses da Babilônia que não puderam revelar o sonho de Nabucodonosor.

II. DANIEL CONSTRUIU RELACIONAMENTOS PROFUNDOS:

2.1 — Encontrou-se com os seus companheiros (Daniel 2.17);
2.2 — Ele e os seus companheiros possuíam propósitos comuns de servir a Deus (Daniel 1.12);
2.3 — Ele e os seus companheiros compartilhavam dos momentos difíceis (Daniel 2.17,18);
2.4 — Ele e os seus companheiros compartilhavam as vitórias (Daniel 2.49).

III. DANIEL POSSUÍA VISÃO ESPIRITUAL:

3.1 — Viu o que ninguém conseguiu ver
Daniel viu que as iguanas do palácio eram oferecidas aos ídolos. Comê-las significava contaminar-se espiritualmente (Daniel 1.8).
3.2 — Viu o pior quando tudo parecia estar indo bem
Daniel viu que as iguanas do palácio contaminariam a sua vida espiritual e o seu relacionamento com Deus. E o Senhor agradou-se dessa decisão de não se contaminar (Daniel 1.9).
3.3 — Viu o melhor quando as coisas estavam ruins
Nabucodonosor não se lembrava do sonho, e ameaçou os magos de morte, mas Daniel orou e teve a revelação do Senhor (Daniel 2.1-45).
I
V. LIÇÕES QUE PODEMOS EXTRAIR DA VIDA DE DANIEL:

4.1 — Deus age em nosso favor
Deus abençoa o crente que luta por suas convicções (Daniel 1.9). Se o crente esforçar-se para ser fiel em tudo, Deus será fiel com ele, e lhe dará ajuda e graça necessárias para que a vontade do Senhor seja executada.
4.2 — Poderemos ser o melhor
Ao terminar os dez dias de dieta, Daniel estava com a melhor fisionomia e foi considerado dez vezes mais douto do que qualquer outro homem em todo o reino (Daniel 1.19,20).
4.3 — Ocupamos posições elevadas
Daniel se tornou governador do reino da Babilônia (Daniel 2.48). Deus engrandeceu-o tremendamente porque este profeta foi fiel, não comendo os manjares que eram oferecidos aos deuses babilônicos.

CONCLUSÃO

Se o crente tão-somente crer, confiar e permanecer fiel ao Senhor, verá todas as suas adversidades transformadas em bênçãos. Os príncipes pagãos da Babilônia mudaram o nome de Daniel, mas não conseguiram mudar o caráter dele. Mudaram o ambiente cultural ao redor dele, mas não conseguiram mudar sua convicção, fé e relacionamento com Deus. 

Autor: Pr. Silas Malafaia
Fonte: Livro Pregando poderosamente a palavra de Deus 




OUVINDO DEUS NO DESERTO

O deserto é um lugar especial no coração de Deus e, não há um filho Seu que ainda não tenha passa por essa situação. Para entender o deserto e o seu significado, é preciso que nos posicionemos, para que possamos compreender, de fato, qual a importância e a relevância que temos. Mas você pode se perguntar: quem sou eu? E que importância tenho?

Você foi criado à imagem e à semelhança de Deus e, isso quer dizer que não há nada mais importante nessa vida do que você; só Deus é mais proeminente do que o homem, porque Ele é a essência de todas as coisas. Os anjos, por exemplo, não tiveram esse privilégio. Foram criados como seres espirituais especiais para estarem à disposição do Altíssimo. Porém teve um ser, Satanás, que desejou tanto esse direito e, buscando a posição de ser igual a Deus, tornou-se maldição para sempre. Eu e você, contudo, somos a imagem e semelhança do Pai. Aleluia!

Outro aspecto significativo é o fato de que somos filhos de Deus e ocupamos um lugar distinto no coração desse Pai. Qual o pai que não deseja o melhor para o seu filho? Todos aqueles que são pais sabem que, ao nascerem os filhos, sua dedicação a eles é quase exclusiva. E, embora os filhos cometam alguns deslizes, alguns erros, jamais deixarão de ser filhos; seus pais, em tempo algum, os abandonarão. Pai é pai! Eles sabem o que é o melhor para os seus filhos.

Um dia eu achei que tinha o pior pai do mundo. Um sujeito rude, que ao meu ver era desprovido da capacidade de compreender; um ditador, um senhor feudal. Eu tinha medo dele e, por muitos anos vivi assim... Quando conheci a Jesus, deparei-me com algo que não gostei: o mandamento de honrar pai e mãe. Honrar minha mãe, tudo bem! Agora, honrar o meu pai... onde estavam os motivos?

Certa vez, após um longo período de oração, encontrei-me com uma irmã que Deus havia colocado à minha frente como bênção. Eu lhe confidenciei não conseguir amar o meu pai e em prantos passei a narrar para aquela irmã alguns fatos. Ela me disse: meu filho, nenhum fato, jamais, sobrepujará o mandamento de honrar pai e mãe, ainda que isso vá de encontro a toda lógica humana que se estabeleceu em sua vida. Eu não gostei daquela resposta; achei que a irmã não tinha me compreendido... mas, ela sabia muito bem o que estava falando.

Meu pai podia até ser o melhor pai, todavia eu não o via assim devido as amarras que não me deixavam enxergar o bom homem que ele era; só via o que me interessava. Na verdade, as atitudes de meu pai, por mais violentas que fossem, desejavam imprimir nos filhos o melhor. Mas, só compreendi isso depois.

Quando cresci, numa busca desesperada por uma resposta, pedi a minha mãe que me falasse dos meus avós paternos. Ela me disse: seus avós morreram muito cedo quando o seu pai ainda era uma criança. Esse fato fez com que os irmãos mais velhos fizessem uma reunião e, na ocasião, meu pai não estava. Quando chegou, ninguém percebeu sua presença. A conversa era para decidir onde ele ficaria, pois nenhum dos irmãos o queria em casa por ser muito agitado. A opção foi morar com uma tia numa realidade muito diferente da sua, a começar pela casa que de tão pequena não havia espaço ao menos para que dormisse. Dessa forma, descansava na cocheira junto aos cavalos...

Lembra que falei daquelas ações duras do meu pai comigo? Eram para me dizer: "eu não quero você dormindo numa cocheira"; "eu não quero que meus filhos não tenham um teto para abrigá-los". A partir de então, ele deixou de ser o último homem do planeta Terra, para ser o primeiríssimo da minha vida, pois entendi que ele era espetacular! Aleluia! Não há pai que não gere o seu filho em amor. E, se ele não demonstra amor por você é porque muitas vezes ele não sabe como fazê-lo. Ele o ama. Aí, você me pergunta: pastor o que tudo isso tem a ver com deserto? Você vai entender.

O deserto é um lugar de escassez, onde os elementos vitais, como água e alimento, características básicas, quase não existem. Isso não parece antagônico? Começar a ministração falando de algo tão bom, especial e ter esse significado: escassez? Depende do seu ponto de vista.

Só há um deserto que não é bom na vida de uma pessoa: o deserto do pecado, da rebelião, do coração distante de Deus; o deserto da quebra de princípios. Porém, estou falando a filhos e a candidatos a filhos de Deus.

Em Mateus 4:11 lemos a narrativa de Jesus no deserto. O deserto é uma marca inerente aos grandes homens de Deus. E, se você acredita ser um líder ou alguém que recebeu um chamado, um comissionamento da parte de Deus, há de passar por um grande deserto. Esse lugar passará a ser um lugar especial no seu coração. Pois não há nada de Deus para nós que deixemos de gostar. O que existe, na verdade, é uma ignorância, um desconhecimento de causa.

Quando Deus chamou Abraão na Babilônia, Ele não se importou com os grandes feitos, nem as riquezas e status que tinha. Deus não alertou a Abraão que ele seria moído no deserto e o quanto seria difícil para que ele trabalhasse suas economias naquele lugar. Sabe por quê? Deus não tem uma visão circunstancial; Ele sempre tem em mente o resultado que quer produzir em nós. Quando o Senhor nos chama é sempre para algo maior do que somos, e maior do que temos. Todos têm um chamado de Deus. Até você que pensa: "será que estou no lugar certo, fazendo a coisa certa?", tem um chamado. Isso é a crise do deserto e de quem não tem conhecimento de causa e nem da missão que possui. Contudo, Deus tem paciência e quer lhe ensinar e lhe conduzir em todo o tempo para um lugar melhor.

Jamais a palavra de Deus vai nos encontrar em um lugar e vai nos deixar no mesmo lugar ou num lugar pior. Pelo contrário, quando a palavra nos encontra, leva-nos a um lugar mais adiante... E, se essa palavra lhe encontrou, não vai deixar você perecer no meio do caminho; não vai deixar você ser humilhado, reduzido à pobreza, à miséria... Deus levará você para a terra que mana leite e mel, um lugar de glória, um caminho maior.

Deus só tem pensamentos bons para os seus filhos, a despeito do contexto familiar ou traumas que você tenha com relação a seus pais. Ele é um Pai perfeito e n'Ele não habita injustiça.
Pr. Marcel Alexandre da Silva



O APÓSTOLO PEDRO
A autoria da primeira epístola de Pedro não está envolta em dúvidas e questionamentos como acontece com outros escritos bíblicos. O autor começa o texto se apresentando: "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo" (I Pd.1.1). A seu respeito, o Novo Testamento nos fornece muitas informações. Seu nome original era Simão, abreviatura de Simeão, nome hebraico que significa "famoso".
Simão foi pescador (Mt.4.18), até o dia em que, conduzido por seu irmão André (João1.40), conheceu o Senhor Jesus, o qual lhe chamou "Pedro" (Petros), nome grego que significa "pedra", o mesmo que "Cefas" em aramaico (João 1.42). Era chamado também de "Simão Barjonas", ou seja, Simão, filho de Jonas (Mt.16.17), ou filho de João (Jo.21.15). Devido ao uso de mais de um idioma, era comum as pessoas possuírem mais de um nome. Um hebraico, outro grego; ou um em latim, outro em aramaico, ou até mesmo dois nomes numa mesma língua.
O caso de Simão é bastante peculiar. Jesus lhe deu um novo nome: Pedro. Não lhe bastaria ser "famoso". Precisava ser firme e inabalável. Afinal, firmeza era o que mais lhe faltava naqueles primeiros anos de serviço ao Mestre. Em seus momentos de debilidade, era chamado de "Simão" (Lc.22.31; Mc.14.37; João 21.15-17). Era o "velho homem" em ação, com toda a sua fraqueza natural.Quando conhecemos o Senhor Jesus, ele muda o nosso nome.
Muitos, antes de se converterem, eram chamados de "mentirosos", "enganadores", etc. Depois, passam a ser conhecidos como honestos, trabalhadores, bons cidadãos, etc. Quando o suposto convertido não vive à altura do evangelho, então fica conhecido como "crente desonesto", "crente mentiroso", etc. Tornou-se o seu "último estado pior do que o primeiro". Pedro era casado e morava em Cafarnaum, cidade situada ao noroeste do Mar da Galiléia (Mc.1.21,29,30). Jesus exerceu nessa região uma parte considerável do seu ministério. Pedro se tornou discípulo e apóstolo de Jesus (Mt.10.2). Seu ministério foi mais dedicado aos seus próprios compatriotas, os judeus. Foi considerado "apóstolo à circuncisão" (Gál. 2.8). Foi grande o seu destaque entre os apóstolos quando andavam com Jesus e também na igreja, depois da ascensão do Senhor.
Pedro pronunciou a mais célebre declaração dita por um discípulo: "Tú és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mt.16.16). E também: "Para quem iremos nós, Senhor. Tu tens as palavras da vida eterna." (João 6.68). Por outro lado, cometeu grave erro ao repreender o Mestre dizendo: "Senhor, tem compaixão de ti. Isso de modo nenhum te acontecerá." (Mt.16.22). Imediatamente, ouviu a mais severa repreensão de Cristo: "Para trás de mim, Satanás!" (Mt.16.23).
Observamos que Simão Pedro saía na frente dos discípulos em qualquer situação, fosse para errar ou acertar. Com isso, conseguia grandes elogios e também repreensões. Pedro teve experiências ímpares, maravilhosas, e também fracassos vergonhosos. 






Pastores Analgesicos


Imaginemos uma pessoa de 20 a 30 anos que, durante algum tempo tem se alimentado sem muitos cuidados comendo o que sente vontade sem avaliar as consequencias Após certo tempo de alimentaçao inadequada seu estômago começará a reclamar.

A maioria das pessoas, buscando solução rápida e negando uma atitude mais enérgica, busca pelos sais que darão alívio à dor até a próxima refeição inadequada. Tais pessoas se esquecem que, com o tempo, os sais não terão mais o mesmo efeito, sendo necasária a utilização de analgésicos mais fortes.

O comportamento correto seria procurar um médico para que se encontre o problema e este seja tratado, contudo, as pessoas preferem amenizar a dor, pois é mais rápido e menos comprometedor.

Chega o dia em que os analgésicos não terão mais efeitos, aí, a única saída será uma endoscopia (um exame doloroso, desconfortante e caro), para identificar o problema e corrigí-lo com a medicação necessária. O sucesso do tratamento dependera do estagio da doença e do empenho do paciente.

É claro que este comportamento está errado, mas é até aceitável se procede do paciente, afinal, as consequencias de tal negligencia serao vividas pelo próprio paciente, mas e quando a negligência parte do médico? E se o médico em vez de tratar o problema, apenas receitar analgésicos a fim de amenizar as dores?

Que grande culpa levará este médico, pois sabia o que fazer e não o fez.


Assim comparativamente, podemos olhar para os pastores e ver que está sobre eles a responsabilidade do conhecimento da cura. É fácil declarar: Deus te dará vitória! Deus vai prosperar a sua vida! Sua família será salva! Seus filhos andarão no caminho do Senhor! Estas palavras são de Deus e bem-vindas, mas por si só não trazem a vitória.

Muitos cristãos saem de cultos verdadeiramente saltitantes e confiantes na vitória, mas muitos têm a ilusoria sensaçao de conquista da vitoria atraves da mágica Deus está comigo O Evangelho não está baseado nas emoções despertadas de um culto abençoado, mas na prática da Palavra, pois as emoções vão e vem como o nosso humor mas a Palavra não muda e permanece sempre Fiel.

Muitos pastores preferem as pregações analgesicas, de efeito rápido e empolgante, mas duram até a pessoa chegar em casa ou até a próxima dificuldade que enfrentarem.

Há, sem dúvida, alguma necessidade de se trazer ânimo ao povo de Deus, assim como os analgesicos tem sua funçao, mas a cura e a vida fluirão com a cooperação humana, como podemos observar no início do ministério de Josué.

Deus começa de maneira impressionante levantando o ânimo de Josué (Js 1:2-6), Deus usa palavras do tipo: “assim como fui com Moisés serei contigo”, ninguém poderá te resistir, “não te desampararei”... Que bênção! Josué poderia ter pensado que a missão estava ganha, afinal, Deus deu todas as garantias. Nos versos seguintes podemos perceber que a história não era bem assim, pois Deus agora usa palavras que muitas vezes não são tão empolgantes de se ouvir como: “esforça-te”, “tenha bom ânimo”, “não te desvies”, “medita nele dia e noite”. Deus estava animando e ensinando o Caminho. O Médico dos médicos estava associando os analgesicos com os remédios para cura e também vitaminas para o fortalecimento.

Uma pregação analgesica tem tempo determinado para durar e talvez por isso, algumas pessoas já não sejam mais tocadas com tais palavras, pois assim os analgesicos perdem o seu efeito quando aplicados de maneira inadequada.

Uma pregação profunda, com as verdades bíblicas que conduz a cura requer trabalho do pregador em estudar e se consagrar por isto. Uma endoscopia custa caro e tráz muitos desconfortos O pastor de Deus não se intimida em pregar a verdade mesmo que seus ouvintes sintam desconforto na mensagem, pois sabe que o problema sera identificado e a cura estara a caminho.

Que desculpas podemos encontrar para um pastor que não se empenha em cumprir o seu chamado de pregar a verdade? Se tentarmos fazer isto, será o mesmo que tentarmos explicar como um médico que teve oito anos para estudar e se especializar em cuidar de doentes não saber após formado, como cuidar daquilo que sempre estudou!

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hb 13:17).

Geralmente eu penso neste versículo como uma ovelha: tenho de obedecer ao meu pastor, mas, tomando nota do que esta escrito os pastores tamem sao aqueles que hao de dar conta das almas que lhe foram sujeitas Será que isto está sendo esquecido? Sempre que vejo um problema entre obreiros e pastores geralmente os obreiros são sempre os rebeldes mas a VERDADE é que rebeldes ou não, a responsabilidade destes continuam nas mãos do pastor.

Deus abençoe





A vontade de Deus para sua vida financeira


Salmos 1:3 – “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”




Quando Deus criou os céus e a Terra antes ainda de criar o homem já fez com que houvesse frutos animais para o trabalho e também para o consumo, bem como as fontes naturais de aguas e ainda o ouro, que para nós representa o mais precioso metal que encontramos na terra. É verdade que a platina custa mais caro que o ouro, mas nao tem valor comercial, o ouro sim, tem valor comercial. E quando lemos logo no começo da historia da criaçao, vemos Deus criando todas as arvores para o homem comer, vemos Deus criando os rios e também o ouro.




Gênesis 2:8-12 – “E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.”


Olha só que coisa interessante, Deus criou as árvores que sao para o alimento, plantou um jardim, ou seja, um lugar separado para o homem viver bem, porque diferente do que alguns podem pensar, do lado de fora do jardim não havia as mesmas condições de vida que o homem teria ali dentro. O versículo cinco nos comprova que a terra estava em esterilidade ou seja ali onde Deus colocaria o jardim do eden ainda nao havia brotado nada na terra, como lemos v.5 “E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.”


Entendemos então que a terra onde Deus queria colocar o homem era uma terra sem condiçoes. Entao Deus vai criar as condiçoes para o homem viver e viver bem, comer do melho Salmos 1:3 – “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”

















A vontade do inimigo para sua vida financeira
 João 10:10a – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir.”


O homem estava desfrutando de paz, prosperidade, alegria e ainda havia tudo em abundância. Deus havia criado condições boas para o homem viver, mas como você já pressupõe toda condição tem certas condições. A condição que Deus impôs era de que o homem teria o domínio sobre tudo e todas as coisas na Terra, comeria do que quisesse, seria na verdade o dono de tudo, tendo apenas que se guardar de tocar naquilo que era exclusivo do Senhor.


Gênesis 1:27-28 – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”


Até aqui o homem tem todo o domínio sobre a terra porque o próprio Deus assim quis, essa é a vontade de Deus para o homem, que ele esteja acima das situações que causam miséria em sua vida. Deus quer que você esteja por cima e não por baixo. Mesmo Deus dando tudo ao homem, Ele quis reservar para si uma árvore, cujo fruto levaria o homem ao conhecimento do bem e do mal, e Deus não queria que o homem conhecesse o mal, mas que vivesse somente o bem e tivesse assim sua vida abençoada.


Gênesis 2:16-17 – “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”


Não foi surpresa para o homem, as consequências de se comer da árvore, afinal, o homem já sabia que se comesse morreria. O caso é que o inimigo vai induzir o homem a comer da árvore, fazendo assim o homem desobedecer a ordem que Deus havia dado, e como paga pela desobediência do homem, Deus diz a ele:


Gênesis 3:17-19 – “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.”


A vontade do inimigo foi feita, o homem se tornou, por causa da desobediência, inimigo de Deus também. O problema não é que o homem agora vai ter que trabalhar para comer, por que mesmo quando estava no jardim ele já trabalhava para lavrar a terra, ou seja, já a cultivava para comer, o problema é que agora a terra tem ESPINHOS e CARDOS.
Espinhos e cardos são na verdade pragas que existem no meio da plantação. O cardo, que é chamado pelo nome de Centaurea Melitensis pela botânica, principalmente, destrói a terra, consumindo os nutrientes que a terra oferece para a plantação. E se o cardo é uma planta que cresce de monte, acaba consumindo tudo, deixando a plantação mirrada e sem bons frutos. Tanto os espinheiros como os cardos são considerados pragas na lavoura. Aliás é isso que uma praga faz, destrói o que o homem fez, e não deixa o homem colher o que plantou.


A terra passou a ser maldita por causa do homem, mas quem a amaldiçoou foi o Senhor. Por quê? Porque o homem fez a vontade do inimigo. Quando o inimigo disse: “pode comer, não tem problema, come porque Deus não vai se importar com uma fruta, é tão pouquinho”, etc.


A pessoa quer prosperar, quer ser feliz, quer ter uma vida abençoada, mas para isso tem que fazer a vontade do Senhor. Mas a miséria existe e vai continuar existindo por que as pessoas fazem a vontade do inimigo. O inimigo diz para elas, “pode comer, não faz mal, Deus nunca se importaria com isso”, e a pessoa podendo desfrutar de todas as bênçãos do Senhor acabam “comendo” o que é do Senhor, come o Dízimo e as Ofertas que são do Senhor Deus. Então as pragas são enviadas e destroem a colheita da pessoa.


Quando a pessoa corta o dízimo e a oferta a pessoa está abrindo a sua vida para a miséria, porque está mexendo naquilo que pertence ao Senhor.


Joel 1:9-11 – “Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do SENHOR; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão entristecidos. O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou. Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.”


Por que uma colheita perece? Por que as pregas vêm para destruir a colheita e devorá-la?


v.4 – “O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.”


A pessoa começa a viver um momento de intensa miséria, tudo que começa não dá certo, tudo que faz é destruído, tudo que compra não consegue pagar. E por que posso afirmar que essa é a vontade do diabo? Por que quando a pessoa se vê endividada a primeira coisa que ela corta são os dízimos e as ofertas do Senhor. Então a pessoa entra num ciclo de derrota financeira. Veja o desenho na última página: não dá por que não tem e não tem porque não dá.
Quer pagar as dívidas, mas o dinheiro é curto, tem que tirar de uma para pagar a outra, e no final continua endividado, como diz o profeta Isaías.


Isaías 28:20 – “Porque a cama será tão curta que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor tão estreito que ninguém se poderá cobrir com ele.”


O homem se não tivesse mexido no que era do Senhor, nunca conheceria o “mal”. Mas por causa da desobediência acaba fazendo a vontade do inimigo, e qual é a vontade do inimigo?


João 10:10a – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir.”


A pessoa faz sem querer, mas rouba o Senhor nos dízimos e nas ofertas alçadas, e por causa da miséria que entra, seus sonhos morrem e já não acredita que a situação pode ser transformada e por causa disso, casamentos, sonhos, famílias inteiras são destruídas.


Ainda que você diga: “Mas a minha família sempre foi pobre, não tem como mudar, as coisas estão difíceis para todo mundo etc.“


Sim, as coisas não são fáceis, mas a bênção é para quem não se conforma com o mundo e quer mudar de vida, a prosperidade é para quem anda na “contramão” do mundo e anda a favor do reino de Deus, por isso o apóstolo Paulo diz:


Romanos 12:2 - “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”Está na hora de você parar de fazer a vontade do inimigo e provar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Não se conforme com o mundo. Não é porque o mundo está em crise que você terá de viver em crise, não é porque o mundo está se destruindo que você também se destruirá. Não se conforme com a miséria por que a vontade do Senhor é que você viva com abundância.










Libertando-se da maldição financeira 


Malaquias 3:11 “E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa


 terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos”.


A essa altura não se tem mais o que esconder, a maldição vem quando a pessoa toca no que não lhe pertence. O diabo nem sempre foi diabo, mas antes era um Querubim do Senhor, se tornou diabo porque quis para si a posição que é de Deus. Adão perdeu as condições perfeitas de se viver por que quis para si o que era de Deus. Até Davi, que era segundo o coração de Deus, pecou e teve perdas em sua vida e em sua família quando quis para si não o que era de Deus, mas o que era do seu próximo, mais precisamente a esposa.


Bom, o caso é que se apoderar do que não lhe pertence, caracteriza um roubo. O profeta Malaquias, aliás Malaquias significa “mensageiro de Yavé”, esse mensageiro foi usado pelo Senhor para explicar para o povo o porquê das coisas estarem indo mal nos dias deles, o porquê da miséria dominar suas vidas. Tudo o que conseguiam estava simplesmente desaparecendo de suas mãos. Essa é a situação deles, vejamos.


Ageu 1:6 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.


Coincidência? Ou essa é a situação de muitas pessoas nos dias de hoje? Já na época de Malaquias e Ageu, que são profetas que surgiram depois do exílio, naquele tempo a situação já era tão parecida com a de hoje. As pessoas semeiam muito, mas colhem pouco; comem, mas não se fartam; bebem, mas não se saciam; se vestem, mas não se aquecem e o salário simplesmente desaparece. A pessoa não sabe onde foi parar o dinheiro, parece que simplesmente foi devorado.
Por que será que a casa deles está se destruindo? Quem estará roubando sua prosperidade? Pode parecer estranho, mas são eles mesmos. Eles pegavam seu dinheiro, sua colheita e faziam aquilo que parecia ser o mais natural, levavam tudo para casa e acabavam desprezando a casa do Senhor.


Ageu 1:8 “Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR”.


Deus já está dando a solução para o povo dizendo: “Edifiquem a minha casa! E então eu me agradarei, e serei glorificado”. O problema é que as pessoas gastam muito dinheiro em sua própria casa, mas, não têm coragem e nem fé para investirem na casa do Senhor. Já naquela época as pessoas pegavam seu salário, seus rendimentos, suas fazendas e investiam tudo em si mesmo.


Por exemplo: Alguém compra uma TV LCD em 24, 36 vezes, e paga uma parcela alta, mas não tem amor, nem coragem e nem fé o suficiente para fazer o mesmo pela obra do Senhor. Mas se ela não faz também pelo Senhor, ela está fechando o céu sobre si mesmo e logo a pessoa, sem a bênção do Senhor, estará endividada. Então entrará no ciclo de derrota financeira, por causa da maldição do devorador, que devora tudo o que a pessoa conquista por causa da infidelidade com o Senhor.


Quando essa pessoa descobre o que está acontecendo ela diz: “O que? Eu estou roubando a Deus? Imagina! O Dinheiro é meu, sou eu quem trabalho!” Mas para isso o profeta Malaquias, o Mensageiro de Yavéh, diz na profecia:


Malaquias 3:8-9 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação”.


Em que alguém rouba a Deus? Nos dízimos e nas ofertas, observe que não é só no Dízimo que alguém rouba a Deus, mas também nas ofertas alçadas.
E isso vai trazer para a vida da pessoa uma maldição em sua vida financeira, que é o que lemos em Ageu.


Ageu 1:9-11 “Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos”.


A pessoa se apodera do que pertence a Deus, e sem que ela perceba entra um devorador em sua vida, e começa a acabar com os seus frutos. Deus assopra o seu dinheiro e não sobra nada, o céu retém o orvalho, e as arvores não frutificam, nem trigo, nem mosto e nem azeite. O trigo representa o pão, o mosto é o vinho e o azeite é a unção. A pessoa infiel, que rouba o Senhor, faz isso por que não conhece a Palavra ou porque não tem temor do Senhor. O pão, o vinho e o azeite te lembram alguma coisa? A santa ceia, onde comemos o Pão e tomamos o vinho do Senhor e recebemos a unção do Espírito para prosseguirmos. Mas de acordo com a profecia de Ageu, sem a fidelidade do povo não haverá pão, vinho e azeite! Mas sabe por que Deus não deixa faltar o Pão o vinho e nem a unção dele?


Malaquias 3:6 “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”.


Na verdade a maldição existe, mas lembre-se, Deus tem uma vontade e o diabo também tem uma vontade, mas quem faz a vontade de um ou de outro somos nós. Deus te deixa escolher entre a bênção e a maldição. Aliás, Deus quer que você escolha a bênção. Você quer a bênção? Claro que quer, não é? Mas só tem um jeito de se libertar da maldição financeira: parando de roubar o Senhor.


Malaquias 3:9-11 “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos”.


A única maneira de se repreender o devorador e ter os céus abertos é sendo fiel ao Senhor. Mas não se engane, não é apenas o dízimo, mas também as ofertas alçadas!
Deus garante que por causa disso Ele repreenderá o devorador, você vai frutificar e nunca mais a sua vida será estéril. Deus vai trazer condições de você viver e ser abençoado!


Malaquias 3:18 “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”.


Se você hoje tomar a decisão de se libertar da maldição financeira sendo fiel a Deus, tome posse da tua vitòria, porque você vai viver a diferença em sua vida em nome de Jesus, e nunca mais será envergonhado.


Joel 2:22-27 “E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite. E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado”.


Tome hoje a decisão de ser fiel, faça votos ao Senhor e com toda certeza acabará a vergonha sobre a tua vida. Deus dará um tempo novo para você em nome de Jesus














Quando a Força Falha

Zacarias 4:6, “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”
O Senhor Jesus é por si só o maior discipulador que já existiu. Seu ministério, sua vida foram baseados em chamar pessoas, capacitá-las para o serviço de Deus através do ensinamento. Método esse que perdura até nossos dias como o mais eficiente.


Jesus era de fato um mestre-nato. Aliás, diga-se de passagem, uma das últimas ordens que Ele nos deu é que façamos discípulos de todas as nações ensinando-as e batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Mateus 28:19, “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”


Quando Deus chama alguém Ele também capacita com seus dons espirituais para que essa pessoa desenvolva um bom ministério, e acima de tudo, para que frutifique. O Senhor Jesus os reveste de poder, autoridade, sabedoria, para pregar, curar, ministrar, ensinar, enfim, para todo o serviço do reino. Certa vez Jesus chamou seus primeiros discípulos também os capacitou.


Lucas 9:12 E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.


Além de serem chamados, eram altamente qualificados para fazer grandes proezas. Mas para que Deus pudesse efetivamente usá-los eles teriam que aprender a depender de Deus, e não de suas próprias forças ou condições.


A disposição está para o poder, assim como a força para a virtude. Força essa que se baseia na fé, e não na força humana, porque as forças humanas podem nos ajudar em um momento, e em outro podem nos trair, por isso diz:


Jeremias 17:5, “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”


O discípulo de Cristo tem em primeiro lugar aprender a depender do Senhor, e não de pessoas, ou de si mesmo ou das condições financeiras que possui.


Lucas 9:3, “E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.”


Aqueles discípulos teriam que aprender em primeiro lugar que só poderiam depender de Deus, não poderiam levar na missão, nem dinheiro, nem roupas, nem mesmo pão! Por que isso? Por que Deus quer que você como discípulo do Senhor que é dependa somente dEle, e não das suas forças. Por que diz o profeta Zacarias, não é pela força e nem pela violência, mas pelo Espírito do Senhor.


Zacarias 4:6, “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”


Jesus sabia que tinha que ir à Jerusalém, por isso mandou seus discípulos Tiago e João na frente para passarem em Samaria, e pregando e ensinando a palavra conseguissem um lugar para Jesus passar aquela noite antes de ir à Jerusalém. Capacitados, cheios de unção, autoridade lá foram eles, mas para a surpresa deles ninguém naquela cidade reconheceu que eles eram de fato pessoas de Deus e rejeitaram.
Isso mexeu com a estrutura desses discípulos; Como rejeitariam tão boa palavra? O caso, amado, é que a mensagem era realmente boa, mas a confiança deles não estava em Deus, mas em si mesmos.


Lucas 9:52-54, “E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?”


Deus de fato nos capacitou com uma força espiritual, mas não para matar as pessoas. João e Tiago queriam que as pessoas que não receberam a palavra fossem mortas pelo poder de Deus.


Até onde entendemos os ensinamentos do Sumo-Mestre, a palavra de Deus é uma semente que é lançada na terra, pode ser que hoje ela não tenha nascido, mas isso não significa que não ira nascer!


Tiago e João ficaram irados a ponto de quererem mandar fogo do céu sobre àquelas pessoas por que rejeitaram a palavra. É claro que ficamos tristes quando as coisas que fazemos; a palavra que pregamos; a oração que fazemos parece não ter o resultado que queremos. Mas temos nessa hora que nos lembrar de que a força humana falha! Aliás, não é pela força e nem pela violência que as pessoas se converterão ao Senhor, mas pelo Espírito de Deus que é quem a convence do pecado e do juízo. Samuel, certa vez, ficou chateado porque o povo estava rejeitando a Deus como rei, para por um rei "homem” a saber Saul.


Samuel não concordou com aquela decisão do povo, mas ia fazer o que? Brigar? Discutir? Amaldiçoar? Não!


1Samuel 8:6, “Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.”


Sofremos por muitas coisas que não são como queremos, mas não é nem pela força e nem pela violência que ás terá realizadas. Mas pelo Espírito de Deus. Porque uma coisa é verdadeira, a força falha! O Espírito de Deus não.






“Domínio da LÍNGUA” 


Tudo o que existe em nosso universo veio a existir pelo poder da palavra. Deus falou, e nosso mundo veio a existir. Quando ele formou o homem, a mais elevada das criaturas terrestres, Deus o abençoou com a capacidade de se comunicar. Podemos falar, e até mesmo escrever, porque Deus nos deu o dom da linguagem. Quando o diabo usou palavras mentirosas para tentar Eva, ela e seu esposo caíram em pecado (Gênesis 3). Quando os homens abusaram da boa dádiva da comunicação para se exaltar e desobedecer a Deus, ele confundiu suas línguas para forçar povos diferentes a se separar e povoar a terra, como ele tinha ordenado anteriormente (Gênesis 11:1-9; veja 9:1).


Mesmo que os homens tenham freqüentemente abusado de suas palavras, a capacidade de se comunicar ainda é uma bênção. Quando o próprio filho de Deus veio ao mundo, ele foi descrito como a Palavra (João 1:1, NVI). É pela proclamação de sua mensagem, o evangelho, que chegamos a conhecê-lo e a obedecê-lo. O evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1:16). “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17). Os discípulos de Jesus têm a responsabilidade de ensinar o evangelho a outras pessoas. Paulo encorajou Timóteo a cumprir esta missão: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4:2). “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2:2). A língua, portanto, é uma força poderosa. Pode ser usada para o bem, como Deus pretendia, para exprimir amor e oferecer salvação. Ela também pode ser usada para o mal, com efeitos desastrosos que conduzem à condenação. Estas duas possibilidades são claramente contrastadas em Tiago 3:1-12.


Consideremos este importante texto e suas aplicações em nossas vidas. “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo”" (3:1). Quando separado de seu contexto, este versículo parece contradizer os mandamentos e exemplos do Novo Testamento que ressaltam a importância da pregação da palavra (Marcos 16:16; Atos 4:31; 8:4; 1 Tessalonicenses 1:8; Hebreus 5:12). Em seu contexto, o versículo tem sentido. Os cristãos a quem Tiago se dirigia eram afligidos por atitudes carnais que criavam discórdia e divisão entre eles. Alguns praticavam uma religião exterior, que não vinha do coração (1:21-27). Eles tratavam as pessoas de modo diferente, baseado na sua riqueza (2:1-7).


Eles eram perturbados por guerras, contendas e cobiça (4:1-4). Alguns estavam falando mal e julgando deslealmente seus irmãos (4:11-12). Qual era o problema? Parece que a raiz destes problemas podia ser encontrada em alguns professores arrogantes, que estavam mais interessados em conquistar seus próprios seguidores do que em serem seguidores de Cristo. Eles seguiam e ensinavam a sabedoria humana, em vez de proclamarem a pura mensagem da sabedoria de Deus 3:13-18). A advertência que Tiago oferece, então, vai até o coração da arrogância interesseira.


Quando os homens de tendência carnal procuram ser mestres, eles convidam a uma condenação maior. Eles são capazes de perverter o evangelho para conseguir seguidores, porque eles são servos de si mesmos e não servos de Cristo. “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo”" (3:2).


De todas as tentações que enfrentamos, a mais persistente e difícil é a tentação de dizer alguma coisa que não devemos. Algumas pessoas lutam para eliminar palavrões e piadas sujas de seu falar (Efésios 4:29). Outros,
despreocupadamente, mostram desrespeito pelo nome do Senhor, proferindo frases como “Meu Deus!”, ou “Meu Deus do Céu!” sem parar para pensar que eles estão tratando o nome do Santo Deus como se não fosse nada mais do que uma expressão comum de surpresa ou desgosto. Deus merece nosso completo respeito (Salmo 111:9-10). Muitos usam a língua para espalhar boatos e fazer acusações sem fundamento (Provérbios 16:28; 1 Timóteo 5:13). Deste modo, eles podem destruir a reputação de pessoas boas, criar discórdia entre irmãos, e até impedir a divulgação do evangelho (1 Coríntios 3:3; 1 Tessalonicenses 2:15-16). Tais pessoas não são seguidoras de Cristo, mas do diabo, o pai das mentiras e o maior acusador de todos (João 8:44; Apocalipse 12:9-10; 22:8).


E todos nós batalhamos contra a tentação de falar antes de pensar, talvez uma palavra áspera ou crítica usada desnecessariamente, talvez uma expressão de raiva ou ódio. Uma simples palavra mal empregada pode levar uma nação à beira da guerra, destruir uma amizade de toda a vida, desfazer uma família, arruinar um casamento ou esmagar o auto-respeito de uma criança. “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:19). “Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes cousas. Vede como uma fagulha põe em brasa tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (3:3-6).


A língua é um pequeno membro do corpo, mas exerce um poder destruidor que ultrapassa todos os outros. Como o leme de um navio ou freio na boca de um cavalo, este pequeno membro é incrivelmente poderoso. Como uma faísca pode iniciar um fogo que destruirá uma floresta, assim a língua descontrolada pode destruir uma alma e criar uma miséria terrível para outros. “Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero” (3:7-8). Os animais podem ser treinados. Um cão pode ser ensinado a sentar-se absolutamente imóvel no meio de uma multidão de pessoas, e não se moverá enquanto seu dono não o chamar. Mas a língua precisa ser sempre mantida sob supervisão. Nunca podemos deixá-la sem a rédea ou abrir sua gaiola e deixá-la livre. Temos que manter domínio constante sobre nossas línguas para evitar o dano terrível que elas são capazes de causar. “Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas cousas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce” (3:9-12). Contradições! Estes versículos estão cheios de contradições. Uma fonte de água só pode produzir um tipo de água. Uma planta só pode produzir o fruto que Deus pretendia. A língua, então, deve ser usada somente para adorar a Deus e falar as coisas edificantes que ele nos ensina. Quando é usada para amaldiçoar os homens, que são criados à imagem de Deus, o propósito do Criador está sendo pervertido e esquecido. Usando a Língua como Deus Pretendia Voltemos ao princípio. A língua não é inerentemente má. Há algumas coisas que podemos e devemos fazer com nossas línguas. Considere alguns exemplos:


- Devemos louvar e adorar a Deus. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).


- Devemos orar. “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17).


- Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos. “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Marcos 8:38).


- Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).


- Devemos edificar nossos irmãos. “Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).


- Devemos abençoar os outros, até mesmo nossos inimigos. “Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis” (Romanos 12:14).


- Devemos sempre falar a verdade. “. . . seja o vosso sim sim e o vosso não não, para não cairdes em juízo” (Tiago 5:12). Lembremo-nos sempre que nossas línguas são dons de Deus para serem usadas em sua honra e glória.







Namoro Noivado Casamento


Pv 4.10-17


Introdução:


          Deus ao criar o homem e a mulher, deu-lhes todas as condições para serem felizes, na sua sabedoria, lhes proveu dos órgãos necessários para o desempenho de todas as suas atividades, inclusive a reprodução de sua espécie. 


01 - Considerações gerais:


a) Sobre o namoro: 
Várias definições tem sido dadas a "namorar", como: 
Galanteio, atrair, chamar a atenção, porém o sentido mais real é "inspirar amor". 


OBS. O namoro não deve jamais ser um passatempo, mais o inicio da procura de uma companheira(o) para a jornada da vida. Vale a pena lembrar que jovem cristão deve pedir a confirmação de Deus para o namoro, se o namoro é ante-sala do casamento como seria um namoro sem a confirmação de Deus? 


b) Sobre o noivado:
O noivado é metade do caminho entre o namoro e o casamento, antes de tudo o noivado é um ato sério. O noivado é um compromisso social, esse compromisso os jovens assumem diante de suas famílias. 


c) Sobre o casamento:
O casamento é a união física e espiritual entre duas pessoas de sexo opostos, desse ato resulta o lar, que é a mais antiga instituição da raça humana.


02- Perguntas acerca de namoro, noivado e casamento:


a) Com que idade um jovem pode namorar? 
Assim que uma criança vai chegando a adolescência, começa a ser impulsionada pelo desejos da mocidade. Passa a ser influenciada pelos colegas, só que todos esses desejos podem ser controlados, se o jovem for convertido, gostar de ler a Bíblia, freqüentar os cultos na Igreja etc... 
a-1 quando tiver maturidade, (personalidade formada) 
a-2 quando tiver preparado para enfrentar o casamento 
a-3 quando for dirigido pôr Deus nesta direção


b)Como descobrir a vontade de Deus no namoro? 
b-1 Deus se preocupada conosco em todas as aspectos da nossa vida, por isso devemos buscar a sua vontade. 
b-2 não namore antes de orar. 
b-3 dialogue com o desejado(a) e oram juntos. 
b-4 não faça comentários antes da certeza 
b-5 Deus pode te falar de várias maneiras, a maneira mais prática é quando as circunstâncias passam a ser favoráveis e você passa a Ter uma tranqüilidade em relação a pessoa amada. (cuidado com profetas casamenteiros, espírito de santo Antônio).


c) O que devo fazer para que o namoro produza edificação espiritual em nós?
c-1 o namoro que busca edificação espiritual firma-se sobre o ideal do casamento.
c-2 deve evitar certas intimidades físicas, para que não entristeças o espírito de Deus (Ef 4.30) 
c-3 os jovens namorados devem orar juntos e compartilhar os seus ideais juntos. 
c-4 lembre-se somos luz do mundo e o namoro do cristão é diferente do mundo. 
c-5 tudo que fizer deve glorificar a Deus (1Co 10.31), e com ordem e decência (1Co 14.40) 


d) Existem regras para orientar o namoro cristão?
O casamento foi instituído pôr Deus, e para que tudo seja feito certo, precisa seguir as regras do Senhor. 
d-1 o jovem cristão não deve namorar pôr passatempo. 
d-2 não deve namorar com descrente (2Co 6.14-18)
d-3 só deve namorar com objetivo de casar-se 
d-4 o namoro do crente deve ser conduta cristã, com responsabilidade e maturidade.
d-5 não passem muito tempo a sós (zona de perigo)


e) Quando dois jovem devem e podem torna-se noivos?
e-1 quando estivem certos de que estão na vontade de Deus.
e-2 quando estiverem preparados psicologicamente para isto.
e-3 quando estiverem se compreendendo razoavelmente, nunca devem ser influenciados pôr terceiros.
e-4 quando acertarem devidamente com os pais.
e-5 quando estiverem na rota do casamento, isto é, logo após o noivado, devem-se preparar materialmente para isto.


f) quando dois jovem devem pensar no casamento?
Desde o momento em que se tornam namorados. Mas o noivado não deve demorar muito, não ultrapasse dois anos pôr exemplo. O tempo do noivado deve ser preparação constante para o casamento. Mesmo que demore um pouco, mais não pode fugir do objetivo. 


03- Observações acerca dos desejos da mocidade:


Namoro não é flerte nem passatempo.


a) o cuidado e vigilância nesse período é muito importante, lembre-se o estímulo do homem é visual, e na mulher é através do tato.
b) Mulher é mais auto-controlável, não se deve estender à caricias (Pv 20.21). 
c) Jovem a sua firmeza lhe permitirá um lar feliz, por todos os anos de sua vida, o próprio rapaz lhe depositará confiança. 
d) Valorize-se não se vulgarize como mercadoria barata. 
e) Sempre verifique se é amor ou paixão "apetite desordenado"


OBS.:
- amor é controlado - paixão não 
- amor busca realidade - paixão não
- amor procura dar mais do que receber - paixão não
- amor cresce - paixão não
- Paixão não correspondida transforma-se em ódio (paixão não serve para matrimonio).
- Amor é gostar do outro(a) com defeitos que ele(a) tem.


04- Outras observações necessárias


a) É pecado Ter impulso sexual?
Não! Claro que não.
O impulso sexual é atração normal de um sexo pelo outro. É uma energia poderosa dentro do ser humano. Porém não é pecaminoso, a não ser se for correspondido. Foi Deus que fez o sexo e nos fez com estes impulsos. 


- O sexo na Bíblia: (uma dádiva divina) 
- Frutificai e multiplicai (Gn 1.28) 
E Deus os abençoou e lhes disse : Sede fecundos e multiplicai- vos , enchei a Terra e submetei- a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão.
- O que fez era bom (Gn 1.31)
E Deus viu tudo quanto havia feito, e era muito bom. houve uma tarde e uma manhã 
- Jesus confirmou no novo testamento (Mt 19.4-6), se fosse coisa ruim não teria criado nem confirmado.
Nunca leste que o criador,desde o principio, os fez homem e mulher e disse; Por isso, o homem deixará o pai e a mãe e se unirá a sua mulher, e os dois formarão uma só carne? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu, o homem não separe


b) A realidade mais importante da Igreja:
b-1 Nossos princípios (1Pe 1.15,16; 1Rs 21.1-3)
b-2 Santidade em tudo (1 Ts 5.22,23), espírito, alma e corpo.


c) Perigos da orientação mundana. 
c-1 Livros sem vida que mistura ciência com conceitos extra- bíblicos, status, playboy, ele e ela e etc... 
c-2 Afaste-se destas revistas 
c-3 Evitar aceitar informações de colegas que contam façanhas nesta área, é uma maneira sutil do diabo lhe enganar. 
c-4 Saiba escolher suas amizades e companheiros verdadeiros (1Co 15.33), "PLATÃO, diga-me com quem tu andas e direi quem tu és"
c-5 Seja bem informado(a) pela palavra de Deus (1Co 6.20) 
c-6 Submissão total ao Espírito de Deus (Ef 5.18)
c-7 Os impulsos precisam ser controlados (2Tm 2.22)


CONCLUSÃO:


O amor de Cristo também é fundamental, a esperança de sua vinda, Ele próprio quem valoriza o matrimonio com uma profecia da união do noivo com a igreja (Ef 5.32). 









 Reconstruindo o Coração


“Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra”. (Rt 2:23)


Quando Elimeleque morreu, deixou Noemi sua esposa viúva, e ainda seus dois filhos que mais tarde morreriam também em Moabe. Mas seus filhos, a saber, Malon e Quilion, deixaram viúvas suas esposas moabitas, Orfa e Rute.
Quando Noemi soube que Deus havia visitado seu povo em Belém trazendo-lhes pão, ela foi se despedir de suas noras viúvas dizendo-lhes que ainda eram jovens e tinham a vida pela frente, disse-lhes que seguissem suas vidas e fosse felizes, porque já o seu coração estava destruído.


“Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos, Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim. Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela”. (Rt 1:12-14) 


Noemi pensava que suas dores estavam relacionadas com a vontade de Deus em puni-la. Mas a verdade é que o que ela estava vivendo era conseqüência das atitudes mal tomadas em sua família. 


Muitas vezes as pessoas pensam que Deus conspira contra elas, porque algumas coisas não dão certo. Mas a verdade é que sofremos por decisões mal tomadas, ou tomadas fora da direção de Deus.


O caso é que, por culpa dela ou não, Noemi estava com o coração ferido. Como é triste quando nos ferimos por erros das outras pessoas. E note ainda que Orfa, ao se despedir de Noemi, deu um beijo, mas Rute se “apegou” com ela.


Você não precisa de pessoas que te beijem, que te abracem, que fiquem te lisonjeando com os lábios, mas que na verdade não veem a hora de te abandonar. Você precisa é se apegar com nosso Senhor e salvador Jesus, porque esse sim nunca vai te abandonar, e ainda que seus sentimento estejam todos destruídos, Ele reconstrói seu coração para glória de Deus! 


Quando Noemi e Rute estavam chegando de volta a Belém, as pessoas se comoviam de ver seu sofrimento em seus olhos e perguntavam-se: “É esta a mesma Noemi que partiu?”.
“Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal”. (Rt 1:19-21) 


O momento mais difícil na vida de uma pessoa é sem dúvida a hora de recomeçar. Perceber que até agora fez coisas erradas, tomou decisões que ao invés de a levantarem, somente causaram feridas em seu coração. Reconstruir não é fácil. 


Noemi sentia que havia partido cheia, mas voltava vazia. Vazia de paz, de alegria, porque tudo deu errado, tentando cuidar da família perdeu toda a sua família; tentando curar, abriu uma ferida enorme em sua vida.


Talvez hoje mesmo, amado, você esteja se sentindo como Noemi. Um dia você acreditou em alguém, e foi cheio de esperança que daria certo, foi cheio de fé que essa pessoa jamais te enganaria, de que essa pessoa que você tanto ama jamais te trairia, mas hoje o que sobrou? Um coração cheio de feridas, de marcas, de dores e vazio de alegria, vazio de paz. Mas não de preocupe porque o Senhor Jesus está aqui nesse dia e Ele vai encher completamente o seu coração, vai curar suas feridas e te colocar em pé para a glória de Deus!


Pessoas têm todo tipo de problemas. Desde feridas no coração causadas por mágoas, por traições, por desprezos, até mesmo problemas no trabalho, na saúde, vícios, enfim, problemas são muitos, doenças são muitas...crises veem de todos os lados. Mas não adianta olhar para os lados procurando uma porta, um escape. Em um momento de aflição o salmista procura a porta da salvação, olha pra todos os lados e não encontra. Veja:


“LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro”. (Sl 121:1) 


Não adianta olhar para os lados. Por quê? Diz o versículo dois: “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.


O teu socorro não vem de homens, nem de pessoas. O teu socorro vem do Senhor! O teu socorro vem de cima! Deus vai reconstruir seu coração neste dia! Você vai recomeçar, mas dessa vez vai dar certo porque você está recomeçando com Jesus!


Rute e Noemi voltam para Belém dispostas a recomeçar. Todo recomeço trás consigo momentos de humilhação. Rute foi trabalhar no campo de um homem chamado Boaz, trabalho esse que baseia-se em recolher o resto das espigas que ficam no chão. Alguém pode dizer: “é muito humilhante esse trabalho de recolher os restos!”. Pois é, mas uma vez uma mulher disse a Jesus que não precisava de um pão inteiro, bastava que ela comesse as migalhas.
“Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha”. (Mc 7:28-29)


Isso confirma o que nos diz a palavra em Pv 18:12: “O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade”.


O recomeço é difícil, humilhante, muitas vezes uma tortura. Mas logo após isso tudo vem a honra de Deus. Você pode estar sendo humilhado hoje, você pode estar chorando hoje, mas não fique triste porque isso vem antes da honra de Deus. Daqui a pouco você vai ver a honra de Deus em sua vida, em nome de Jesus!


“Rute se juntou ao povo que colhia no campo de Boaz, Boaz significa “remidor”(que significa aquele que salva), junte-se ao povo do verdadeiro remidor Jesus Cristo! Recomece. Reconstrua. Por que ele é o verdadeiro Salvador!” (Rt 2:23)


Jesus Cristo reconstrói o seu coração, com dores, humilhação, mas a honra do Senhor já está vindo sobre a sua vida!












Um comentário:

  1. É VERDADE TEMOS QUE POR NOSSA CONFIANÇA EM "DEUS" E NÃO SOMENTE ACREDITAR nELE, TEMOS QUE ENTREGAR NOSSAS VIDAS, NOSSOS SONHOS, TUDO, TUDO MESMO EM TUAS MÃOS. POIS "ELE" TEM O MELHOR PRA NÓS!

    ResponderExcluir

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!