MENSAGEM

UMA ILUSTRAÇÃO PRA VOCÊ QUE FICA EM CIMA DO MURO...




É engraçado, mas é sério...
Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.

Do outro lado do muro  estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos

que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar
cristão,  mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou
se deveria  aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que  o grupo do lado de Deus chamava e gritava
sem parar para ele:

-  Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!

Já o grupo de Satanás não  gritava e nem dizia nada. Essa situação
continuou por um tempo, até que o jovem  indeciso resolveu perguntar a
Satanás:

- O grupo do lado de Deus fica o  tempo todo me chamando para descer e
ficar do lado deles. Por que você e seu  grupo não me chamam e nem dizem
nada para me convencer a descer para o lado de  vocês?

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

- É porque o muro é MEU!!!

Nunca se esqueça: Não existe meio termo. O muro já tem  dono!!





Conselhos importantes para quem quer se casar



" Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos.O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos." Pv. 16: 1-3,9
Hoje eu quero passar algumas informações principalmente aos juvenis e jovens que pensam em se casar um dia e querem ser felizes e abençoados por Deus.
Em dias que os valores estão distorcidos, onde existe tanta irresponsabilidade na área de formação de famílias. Em dias em que a mídia sem escrúpulos coloca como atores principais adolescentes em cenas de nudez e perversão sexual, ou novelas do tipo Malhação, onde um tempo atrás uma médica aconselha a uma mãe a deixar que o filho transe com a namorada dentro de sua própria casa.
Eu gostaria como prevenção aos nossos jovens e adolescentes apresentar uma seqüência de princípios que aos ajudarão refletir sobre os verdadeiros valores que valem realmente a pena serem observados e praticados.

1.JOVEM, NÃO SE PRECIPITE.
§ Deixe as coisas acontecerem naturalmente. Você é especial para Deus e Ele tem preparado aquele (a) que irá compartilhar com você os seus sonhos, os seus anseios.

§ Se você já está namorando alguém, deve lembrar que no período de namoro deve-se ter um comportamento santo, evitando ao máximo as carnalidades, os contatos físicos, porque esta atitude está na contra mão da espiritualidade. Embora a idade da adolescência, da juventude a pessoa esteja biologicamente com a sua sexualidade a flor a da pele. Deve-se buscar em Deus o equilíbrio, o controle.

§ Eu fico estarrecido quando vejo na mídia, nas instituições religiosas e governamentais estimularem e orientarem os nossos jovens a praticarem o sexo com segurança; Isto é, usando preservativo como se o sexo livre fosse opcional. Eles passam a mensagem de que você deve se soltar e só fazer sexo com alguém que você ama, para se sentir seguro (a).Etc. A Bíblia condena claramente a prática do sexo, fora do casamento. Definitivamente não existe sexo seguro fora do casamento. Não devemos esquecer que camisinhas furam. Por isso você jovem não deve se precipitar. Deixe o afã das carícias para ser desfrutado após o casamento.

§ Se você estiver namorando gaste tempo para conhecer esta pessoa que você diz amar. É bom tirar tempo no sentido de conversar sobre os gostos e o futuro de vocês evitando ao máximo contato físicos.

§ Cultive um relacionamento de harmonia, de paz e de autocontrole, de amor puro. Não façam nada que venham a se envergonhar mais tarde. Vale a pena esperar o casamento. Vocês terão muito tempo, uma vida inteira para se relacionarem sexualmente

2.ESTEJA SEMPRE DEBAIXO DAS ORIENTAÇÕES DE SEUS PAIS

Há uma tendência e prática no meio da juventude de pensar que já são livres em suas ações e que os pais não devem se intrometer. A obediência às determinações dos pais com certeza é o fundamento básico para a benção enquanto estão juntos a eles e obedecendo-os com certeza estarão sendo preparados para que no futuro saibam administrar a sua própria família. O quinto mandamento com promessa deixa bem claro: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Dt. 5:16) 
§ Com certeza os seus pais querem o melhor pra você e a interferência deles é sem dúvida nenhuma saudável e necessária para as devidas correções de rumo em sua vida.

§ Leve a sério as sua orientações, observações e conselhos. Siga sempre os horários pré–estabelecidos. Conviva somente com amizades reconhecidas pela sua família.

§ Infelizmente, quero destacar, que existem modelos de pais por aí que, muitas vezes não correspondem com uma realidade cristã e por conseguinte deixam a desejar no que diz respeito na formação de caráter de seus filhos, porém mesmo assim a sua atitude para com eles deve ser de testemunho bom e saudável. Busque em Deus e na sua Palavra as orientações seguras. O seu pastor poderá ajudá-lo (a) nestas horas de conflito, para que o seu futuro não esteja comprometido e você esteja fazendo exatamente a vontade de Deus.

3.LEMBRE-SE: QUANDO ESCOLHER ALGUÉM PARA NAMORAR, ESTA PESSOA DEVE SER UM CRISTÃO LEGITIMO.

A Bíblia diz: “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo”.(Am. 3:3).

A Bíblia também fala em II Co. 6:14 sobre o jugo desigual. “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas”?

Imagine você já casado(a) e o seu cônjuge começar a pensar e agir totalmente contrário aos princípios bíblicos. Você vai querer ir à Igreja no Domingo na Escola Dominical – Ele (a) vai querer ir ao clube e ainda por cima levar as crianças.

§ Você como um bom cristão que ama Deus não vai querer bebida alcoólica dentro de casa. Ele(a) além de trazer bebida pra casa, ainda vai trazer os amigos inconvenientes. Estes e tantos outros motivos são fatores pelos quais os casamentos se desfazem. Com certeza muitas pessoas ignoram em tempos de namoro estes pequenos porem importantes detalhes e por isso passam por situações muitas vezes constrangedoras

O bom mesmo, para um relacionamento ser estável é começar certo. O bom é que ambos sejam cristãos genuínos, nascidos de novo, conhecerem verdadeiramente Jesus Cristo, ter uma experiência com um poder restaurador de Deus.

4.ANTES DE SE ENVOLVER EMOCIONALMENTE COM ALGUÉM NO NAMORO, SE ENVOLVA ESPIRITUALMENTE COM CRISTO JESUS.

Jesus Cristo deve ser a prioridade de sua vida. A Bíblia diz que você deve buscar a Deus em primeiro lugar e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas por Ele em sua vida.(Mt. 6:33) 
§ Gaste tempo, tendo prioridade na leitura, estudo da Bíblia e na oração. 
§ Leve a sério à vida cristã. Tenha compromisso com a sua igreja local. Não fique pulando de Igreja em Igreja. Se identifique com os projetos de sua Igreja local. 
§ Ame o seu pastor, as lideranças que Deus tem colocado sobre a sua vida. 
5. NÃO NEGLIGENCIE NOS ESTUDOS SECULARES

Estude e estude muito. Há um conceito errado que têm se formado no meio de jovens cristãos, que Jesus está voltando e por isso não se precisa de ensinos seculares somente os que a Bíblia ensina. Muitos jovens abandonam os estudos para ir para Seminário. Eu creio que esta não é a vontade de Deus. Todas as coisas têm o seu tempo certo. Há um tempo de estudar e se preparar e usar a própria profissão no futuro em função do Reino de Deus.

Moças e rapazes se envolvem emocionalmente em namoros e antes do termino dos estudos resolvem se casar. Comprovadamente é um transtorno, pois não estão preparados ainda para este tipo de desafio. Se a pessoa que você está namorando te respeita e te ama verdadeiramente saberá esperar o tempo certo.

6.NAMORO É COMPROMISSO

Nada de ficar. Respeite você próprio. Respeite o seu corpo. Sua família. Estes relacionamentos de paixão, superficial e ligeiro trocando de parceiro sempre que se tem vontade pode trazer sérios problemas de desvio emocional e de afirmação em sua vida, além de trazer conseqüências terríveis na formação de caráter. A sua auto-imagem com certeza vai ficar comprometida. No futuro, quando você estiver por dentro de casamento precisará afirmar-se e você pode ter problemas de relacionamento com seu marido ou esposa. Além de tudo isso deve ser terrível, passar a ter sentimentos de rejeição e de frustração, quando você for alvo de piadas, comentários e fofocas feitas por pessoas do seu relacionamento. 
§ Se pretenderem se casar, antes analisem bem a situação financeira. Há um ditado que diz: “Quem casa quer casa” A Bíblia diz: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á à sua mulher e serão os dois uma só carne”. (Gn. 2:24)

§ Este negócio de casar e morar com os pais não funciona, por melhor que eles sejam. Quando você faz isto, quebra-se um princípio da Palavra. Você deve deixar a casa paterna e este Deixar significa em todos os sentidos: Financeiro, geográfico, emocional, íntimo, etc. Isto não quer dizer que você deixará de amar, de honrar os seus pais. Apenas se afastarão para a formação de uma nova família e a farão com a benção deles.
§ Por parte dos pais deve haver esta compreensão, ou seja, o de liberar os filhos para serem felizes. A função dos pais após o casamento dos filhos é de intercessão, é estar presente quando convocado pelos filhos. Estarão sempre prontos para oferecerem conselhos com discernimento e sabedoria.
Bom eu quero orar por você juvenil ou jovem que acabou de ler estas considerações nesta oportunidade. Eu não conheço você, nem os seus problemas. Mas conheço Jesus que pode solucionar as suas dificuldades. Deus entende você. Quem sabe você está frustrado (a) chateado (a). Quem sabe aquele namoro que não deu certo, porque você quebrou princípios que não poderia ter quebrado. Eu quero lhe dizer que Deus lhe ama e se preocupa com a sua felicidade.
Oração: Deus e Pai. Tu conheces este jovem, esta jovem, e pode com certeza avaliar melhor do que ninguém suas reais preocupações nesta fase de sua vida. Tenho certeza que o Senhor o (a) ama e quer vê-lo (a) feliz e abençoado. Coloque em seu coração vontade de conhecê-lo melhor. Mesmo que este mundo esteja cheio de opções contrarias a sua vontade, trabalhe em sua vida diariamente fortalecendo o seu coração e indicando o caminho que ele (a) deve seguir. Resolva os seus problemas diários, o seu relacionamento com seus pais e abençoa-o (a) com toda sorte de bênçãos espirituais. Faço esta oração em Nome de Jesus Cristo a quem dou toda a honra e Glória, hoje e sempre, Amém.

Fonte: Pr. Nélson R. Gouvêa




______________________________________________________




GERAÇÃO ESCOLHIDA

Somos uma geração escolhida por Deus para restaurar a adoração verdadeira, sincera e genuína a Deus. Em João 4:23 a Bíblia diz  “mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. 
   Duas verdades explícitas sobre este texto são: Em primeiro lugar, o texto cita os VERDADEIROS adoradores. Logo podemos concluir que, se existem os verdadeiros adoradores, existem os falsos também.
   Temos que tomar cuidado porque muitas vezes estes “falsos” adoradores estão em nosso meio, impedindo até mesmo que nós nos tornemos verdadeiros adoradores, ou até impedindo que nossa adoração chegue ao céu como cheiro suave agradando nosso Pai Celestial.
   A segunda verdade que podemos ver é que o Pai PROCURA tais adoradores. Sendo assim, podemos concluir que não está tão fácil assim para encontrá-los, pois se o próprio Pai os PROCURA, é porque ele não tem encontrado tantos assim.
   Nossa geração tem que fazer a diferença nestes últimos dias aqui na terra, escolhendo buscar a santidade e excelência em adoração.  Minha oração é somente uma:
   Deus, eu não quero viver para ser mais um.  Não quero ser um “Falso” adorador. Não quero apenas ter nome e não caráter de adorador.  Ajuda-me a fazer a diferença na terra com minha adoração e que em todas as coisas, o TEU Nome seja glorificado.
Irmãos, não sejamos negligentes em adorar a Deus.  Não deixemos para amanhã aquilo que fomos chamados para fazer hoje.  “A hora vem, E AGORA É...!!!”
   Por último, deixo uma frase do Pr. Jabes de Alencar: Se não eu, quem? Se não hoje, quando?
Se você não adorar, ninguém vai adorar por você!  Se você não começar agora, amanhã você também irá inventar outra desculpa para não adorar!
   Como diz Mike Murdock: “Nada jamais irá dominar a sua vida, a não ser que aconteça diariamente”.
   Que Deus te abençoe e te guie sempre! 
No amor de Cristo
Pr. Dayan de Alencar






A Soberania de Deus nos Ensinos de Paul Yonggi Cho


Paul Yonggi Cho, um dos maiores líderes evangélicos do mundo hoje, pastor e fundador da Igreja Central do Evangelho Pleno, em Seul, na Coréia (a maior do mundo), afirma em seu livro A Quarta Dimensão que o subconsciente é o nosso espírito e que a quarta dimensão é o mundo espiritual . O mundo espiritual está sempre afetando o mundo físico (terceira dimensão) e se nós conseguirmos, através de nosso subconsciente, afetar o mundo espiritual, poderemos assim transformar as circunstâncias do mundo físico em nosso favor. Além disso, Paul Yonggi Cho ensina uma lei da fé chamada incubação, que inclui visualizações, isto é, uma imagem mental direcionada a um alvo desejado. Assim, se temos o desejo de receber algo de Deus, devemos ficar "grávidos" do que desejamos até que o recebamos.
A Bíblia fala de visão e não de visualização. A visão é produzida por Deus, enquanto a visualização é psicologicamente induzida, sendo produto da ativação subjetiva da imaginação pela vontade humana. Um dos perigos da visualização é que tal prática não leva em conta a natureza caída do ser humano. A visualização pode também abrir brechas para atividades demoníacas na vida de alguém. Vários homens e mulheres tiveram visões na Bíblia. Tais visões foram experiências sobrenaturais sempre controladas por Deus, e não pela vontade humana, e tinham o fim de comunicar-lhes os desígnios divinos.
Outro conceito contido no livro é o do poder criativo da palavra falada; nossa palavra seria, assim, o material que o Espírito Santo usa para criar . Observe esta frase: "Falamos a língua do Espírito Santo. Criamos. Aleluia!" . Entretanto, onde ensina a Bíblia tais coisas? Em toda a Bíblia, somente Deus tem poder para criar e ninguém mais. Certamente que conceitos como incubação, visualização, poder criativo e outros são alheios à Bíblia Sagrada.
Quanto à oração, Cho relata que, certa vez, pediu ao Senhor uma escrivaninha, uma cadeira e uma bicicleta e não as recebeu. Depois Deus lhe disse por que não podia responder à sua oração: ele não havia especificado seus pedidos ao Senhor. Veja como Deus lhe respondeu:
Sim, esse é o seu problema, o problema de todos os meus outros filhos. Imploram exigindo todo o tipo de coisas, mas o fazem com termos tão vagos que não posso responder. Será que você não sabe que há dezenas de tipos de escrivaninhas, cadeiras e bicicletas? Mas você simplesmente pediu-me uma escrivaninha, uma cadeira e uma bicicleta. Não pediu uma escrivaninha específica, nem uma cadeira nem uma bicicleta específicas.
Depois de pedir perdão a Deus por não haver especificado seus pedidos, Cho disse então a Deus que queria uma escrivaninha feita de mogno das Filipinas, uma cadeira de aço com rodinhas e uma bicicleta fabricada nos Estados Unidos, com algumas marchas. Ele acrescenta ainda:
Encomendei estas coisas em termos tão específicos que Deus não poderia cometer erro algum em entregá-las. Então realmente senti a fé fluir do coração e regozijei-me no Senhor.
Há sérios problemas com este relato de Paul Yonggi Cho, quando examinado à luz das Escrituras. Primeiro, Deus não lhe podia responder porque não sabia os detalhes dos objetos solicitados por Cho. Dá a impressão de que Deus sentiu aliviado depois que as especificações foram feitas, possibilitando-Lhe finalmente responder à oração do pastor. Ora, isto agride de imediato um dos atributos de Deus, a onisciência, muito bem demonstrada no Salmo 139. A Bíblia diz: "Porventura quem repreende as nações, não há de punir? aquele que aos homens dá conhecimento?" (Salmo 94:10). E ainda: "Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a cousa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe" (Isaías 29:16). Veja ainda o que Jesus disse no Sermão do Monte: "Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais" (Mateus 6:8). No caso de Paul Yonggi Cho, Deus não sabia, uma posição que entra em conflito com a Palavra de Deus.
Graças a Deus porque, apesar da nossa ignorância e imperfeição, o Espírito Santo nos ajuda na oração, como diz a Escritura: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26). Ouçamos ainda as palavras do rei Davi sobre a onisciência de Deus: "Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda" (Salmo 139:2-4). Diante dessas passagens, não precisamos temer, como Paul Yonggi Cho, que Deus cometa algum erro ao entregar nossos pedidos. O Deus que se revela na Bíblia é onisciente, onipresente e onipotente, sendo, portanto, impossível ele errar.
Creio que qualquer crente tem toda a liberdade de especificar seus pedidos quando ora a Deus, compartilhando com ele seus desejos e aspirações nos mínimos detalhes. Isto, porém, não garante que Deus vá responder tudo exatamente como pedimos. Ele sabe o que é melhor para nós mais do que nós mesmos. Se Deus respondesse todas as nossas orações, seria uma tragédia. Creio que foi a esposa de Billy Graham quem disse certa vez: "Se Deus tivesse respondido todas as minhas orações, eu teria me casado com o homem errado". Tiago escreveu: "pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres'' (Tiago 4.3)
Estava ensinando sobre isso numa igreja quando um irmão me disse que pediu uma esposa ao Senhor, tomando todo o cuidado de especificar suas preferências ao orar. Pediu alta, veio baixa, pediu loira, veio morena, tudo ao contrário. O melhor de tudo é que o irmão está muito feliz com a esposa que o Senhor lhe deu. Novamente, não sou contra o cristão especificar seus pedidos na oração. O que não concordo é em afirmar que só assim Deus responde às nossas petições, transformando isto numa regra a ser seguida rigidamente, tanto por nós que oramos quanto pelo Senhor que responde à oração. A afirmação de que só assim Deus responde às orações não encontra base nas Escrituras.
Por incrível que pareça, a Bíblia mostra que nem sempre Deus responde a todas as orações, sendo Moisés um exemplo muito vivido disto. A Escritura diz: "Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo" (Êxodo 33:11), e ainda: "Boca a boca falo com ele, claramente, e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR" (Números 12:8). Foi absolutamente fantástico o relacionamento que este homem teve com Deus, porém, apesar disso, quando rogou fervorosamente a Deus que lhe permitisse entrar na boa terra dalém do Jordão, o Senhor não o atendeu (Deuteronômio 3:23-27). Paulo também orou três vezes ao Senhor sobre o seu espinho na carne e Deus não respondeu como o apóstolo pediu. Mas Deus lhe deu uma coisa melhor, isto é, graça para servir a Deus vitoriosamente, mesmo em fraquezas (2 Coríntios 12:7-10).
Ao fazer alguns ligeiros comentários sobre o livro A Quarta Dimensão não pretendemos, de forma alguma, desabonar a pessoa e os motivos de Paul Yonggi Cho. Creio ser ele um homem de Deus que tem trazido muitas almas para o seu reino. Não questionamos o seu caráter, mas, sim, alguns aspectos de seus ensinos.














Regenerados e cheios de poder
Texto Ezequiel 36:26-27 e Joel 2:28-29

Os dois textos acima descrevem de maneira bela, como pecadores são transformados em novas criaturas pelo Espírito Santo de Deus. “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo”. Sem esse novo coração e novo espírito, ninguém consegue entender as coisas que são de Deus, pois elas vão parecer loucura, e a mente normal jamais encontrará explicações para algo que é sobrenatural.
Leia 1 Cor.1:18 e 1 Cor. 2:14. É importante notar que ser regenerado pelo Espírito é ter nascido de novo, pela fé em Jesus, podendo ser agora a casa onde o Espírito Santo habita.


1. NO DIA DE PENTECOSTES – ESTAVAM REUNIDOS BUSCANDO EM DEUS - Atos 2:1-4 - É bom lembrar que nesse dia todos os regenerados, nascidos de novo pela fé em Jesus, estavam reunidos, trancados em um lugar, com medo de declararem a fé que tinham, sem saberem como poderiam então testemunhar de Jesus, como lhes fora pedido. Mas estavam orando e buscando em Deus alguma solução, e tinham disposição de receber ajuda sobrenatural. Em muitos momentos de nossa vida, Deus permite que se esgotem nossos recursos naturais, para que possamos pedir e aceitar a intervenção sobrenatural. É nessa hora, quando nosso coração se abre para Deus, que o Espírito Santo tem a liberdade para nos surpreender com seu poder. Foi o que aconteceu em Pentecostes – foram surpreendidos com o enchimento do poder do Espírito Santo, e todos passaram a fazer coisas que jamais haviam pensado, e com isso o nome de Deus foi glorificado, Jesus foi anunciado, e as pessoas foram convencidas pelo Espírito de que precisavam aceitar Jesus, o Cristo, o único meio de Deus para serem salvos . 2. EM SAMARIA, O ESPÍRITO SANTO FOI DERRAMADO PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS E ORAÇÃO - Filipe, um dos que precisou fugir por causa da perseguição, pregou o evangelho em Samaria, e as pessoas foram convencidas pelo Espírito, creram em Jesus e foram regenerados, salvas pela fé. Leia Atos 8:4-8. Porem faltava-lhes ainda o poder do Espírito para ficarem completas, então Pedro e João foram para lá completar a obra. Veja o que aconteceu lendo Atos 8:14-17. Todo salvo, regenerado pela fé em Jesus, também precisa ser cheio do poder do Espírito.


3. NA CASA DE CORNÉLIO O PODER CHEGOU JUNTO COM A REGENERAÇÃO - Após ser convencido pelo Espírito, Pedro entrou na casa de Cornélio, um gentio, e começou a falar da salvação em Jesus. Leia Atos 10:40-43. Quando ainda estava falando, o Espírito Santo convenceu tanto os ouvintes, que todos estavam dispostos a serem regenerados e cheios do poder, então veja o que aconteceu, lendo Atos 10:44-48. Este fato mostra que quando há o desejo de ser regenerado e disposição para ser cheio do poder do Espírito, a obra é completada. Jesus quer fazer a obra completa – regenerar e encher com Seu Espírito para que haja o poder para testemunhar e viver a nova vida. CONCLUSÃO: Em nossos dias, muitos que foram salvos, regenerados pela fé em Jesus, podem estar vivendo como aqueles irmãos de Éfeso – não possuem o poder do Espírito Santo para falar e testemunhar sobre Jesus, e por isso levam uma vida de derrotas, e não acreditam que são capazes de ganharem novas pessoas para Jesus. Mas o Senhor Jesus, que nos deu a ordem de compartilhar nossa fé, para gerar novos filhos para Deus.









AMOR SUBLIME.

Quando eu pensava em amor, o via simplesmente como um sentimento. O considerava o principal, mas um sentimento. Mas a cruz mudou minha opinião! Passei a ver que o amor é decisão. Eu decido amar alguém, assim como Jesus. Ele nos amou tanto que se deu. Amou-nos tanto que se levantou com autoridade e decidido a provar o seu amor por mim e por você lá no Getsêmani. O Soberano Deus encarnado olhou pra mim, afundado no meu pecado, viu todas as besteiras que eu fazia e me amou. Viu a minha e a sua infidelidade, viu que o desprezaríamos, que fugiríamos em vez de nos colocar ao seu lado, que o negaríamos e mesmo assim nos amou. Viu que por manjares tolos e enganosos o trairíamos. Que por ambição o entregaríamos a assassinos, e nos amou. Suou sangue por aflição, por ver como seria difícil, de como seria doloroso ser abandonado, negado, que muitos mesmo o entendendo o desprezariam. Chegou a pedir: “Passe de mim…”, mas antes de dar tempo de alimentar este pedido, não hesitou: “…mas que seja feita a Tua vontade, não a minha”! Levantou-se amando ainda. Levantou vitorioso!


Mas como vitorioso? Ele ainda passaria pelos açoites, ainda seria cuspido, humilhado, ainda seria crucificado. Ainda era a madrugada de sexta. Vitorioso Ele sairia no domingo. Mas não! Jesus venceu ao se levantar. Jesus venceu quando amou. Quando decidiu morrer por amor a você e a mim!


Amor também é substituição. Amor é se dar à morte no lugar de quem realmente não merece. Um versículo que usamos muito para falar do Seu amor é João 3.16. Ele é tremendo. Mas outro que encanta é o versículo que dá continuidade: “Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse SALVO por Ele.” (v17).


Ele mostra claramente o amor sublime de Jesus. Ele poderia julgar o mundo, afinal Ele é o Santo dos santos, Justo, abomina o pecado. E as pessoas da época, assim como nos dias de hoje, estavam afundadas na lama. E o que Ele fez? Não veio ao mundo falar da nossa imundícia e nos condenar, mas estender a mão, nos tirar da lama, nos limpar com suas vestes, tornando-se imundo para que nós nos tornássemos limpos. Isso é amor! Isso é SUBSTITUIÇÃO!


Existe um hino do Cantor Cristão que o título é Substituição. Esse hino ensina algo a mais sobre o amor de Jesus. Ele diz: “Eu trouxe salvação, dos altos céus favor, É LIVRE o meu perdão, SINCERO meu amor”. Isto é AMOR LIVRE! Amor que não espera nada em troca. É tremendo, e nos mostra como não sabemos amar. Exatamente porque não investimos, não o praticamos quando sabemos que não seremos correspondidos. Mas Jesus? Imagino-O ainda no céu, antes de ter vindo, dizendo:


“Eu sei que não são todos que virão a mim, que me aceitarão. Mas o que importa? Eu os amo!”


Jesus poderia nos obrigar a servi-lo, pois tem todo poder. Ou mesmo curado que o seguiria, escolhido fiéis como discípulos, morrido por alguns, mas Ele DECIDIU amar o mundo! Curou quem dias depois gritou: ‘Crucifica!’; escolheu pessoas que o traíram, fugiram na hora da aflição, que o negaram; e ainda morreu pelo mundo INTEIRO, mesmo sabendo que muitos jamais o seguiriam.


Um novo mandamento Ele nos deu e isto implica em você até mesmo NUNCA colher algo e mesmo assim AMAR!


“… que vos amei uns aos outros; assim como EU VOS AMEI.” João 13.34.




É POSSÍVEL CONVIVER COM UM LOBO?


"No capítulo 7 aos Romanos, encontramos o grito desesperado de um homem que não conseguia viver à altura dos princípios que conhecia. Por vezes sentia como que se dentro dele existissem duas pessoas que lutavam entre si para assumir o controle de sua vida. Em repetidas ocasiões ele pensou que talvez não estivesse convertido.

Vem então a pergunta: Por que depois da conversão temos a impressão de que a luta espiritual aumenta? Por que pessoas convertidas, sentem vontade de praticar o mal? É possível harmonizar o que sabemos que devemos fazer com aquilo que realmente desejamos praticar?


Veja o drama de Paulo descrito na carta que escreveu aos Romanos: "Porque o que faço não o aprovo, pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum: e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:15-24)


- Pastor, eu acho que não estou convertido. Constantemente sinto vontade de pecar. A minha vida é um permanente conflito. Quero servir a Jesus, mas ao mesmo tempo sinto vontade de fazer coisas erradas. Tem solução para mim?


A pergunta veio de um rapaz simples de 20 anos, lá do sertão de Pernambuco, embora pudesse ter saído dos lábios de um empresário bem-sucedido dirigindo seu carro importado, último modelo, na Avenida Paulista. O problema é o mesmo para homens e mulheres, jovens e adultos, ricos e pobres.


Por alguma razão, temos a idéia de que no momento da conversão a nossa luta acaba e que a partir desse momento não pecaremos mais; seremos perfeitos, no sentido de ser exemplo de vida para outros. Mas por que é que a partir do momento que nos entregamos a Cristo a nossa luta se torna maior e o conflito aumenta?


Antes de mais nada temos que entender o que acontece no momento da conversão. Muitos têm a idéia de que na hora da conversão Deus tira de nós a natureza pecaminosa e a joga fora para sempre, colocando em substituição a nova natureza que gosta de obedecer e amar. Isto não é completamente verdade. Seria maravilhoso se fosse assim, já que nunca mais teríamos vontade de pecar. A fonte da "concupiscência e das paixões deste mundo" não existiria mais. Em conseqüência, nossa vida seria como a de Adão e Eva antes da queda.


Infelizmente não é assim que sucedem as coisas. Ao converter-nos, Deus coloca dentro de nós uma nova natureza, a natureza de Cristo. Mas o que acontece com a velha natureza pecaminosa, a natureza de lobo? Ela não sai, como muitos imaginam. Ela fica ali, agonizante. - Aquela parte que existe dentro de nós que gosta de pecar, foi esmagada e mortalmente ferida - afirma o apóstolo.


E agora? Agora, depois da conversão passamos a ser pessoas com duas naturezas: a natureza de Cristo, nova, recém-implantada e a velha natureza pecaminosa, "esmagada e mortalmente ferida" que continua dentro de nós.


O ideal seria que a velha natureza permanecesse sempre "mortalmente ferida". Mas essa situação não é definitiva; é circunstancial. Na primeira oportunidade que receber alimento, ela ressuscitará; e se continuar sendo alimentada, ela recuperará completamente as forças e lutará para expulsar de nossa vida a nova natureza.


É por isso que depois da conversão a luta aumenta. Existe muito mais conflito num homem depois de sua conversão do que antes dela. Você está surpreso? Tente entender o que estou dizendo. Depois de aceitar a Jesus você pode esperar maior luta em seu coração, um conflito interno, que muitas vezes o levará ao desespero, se você não parar a fim de entender o problema.


Mas o assunto é simples. O homem sem Cristo tem uma só natureza, a natureza com que nasceu e essa natureza faz as coisas erradas na hora que deseja. Não existe ninguém para se opor. Não existe luta, não há conflito. Mas você agora entregou sua vida a Cristo, você experimentou o milagre da conversão, você tem agora uma nova natureza e ela se opõe à velha natureza.


Você entende por que a vida do homem inconverso pode parecer mais leve? Ele só tem uma natureza e ela assume o controle da vida, não tem oposição. Mas logo depois da conversão, quando o homem pensa que a velha natureza foi embora, descobre que ela continua dentro e o conflito começa. Ele tem duas naturezas e as duas estão lutando.


O apóstolo Paulo teve um momento em sua vida em que chegou à beira da loucura! Vamos ler novamente o que ele diz na sua carta aos cristãos de Roma: "Porque o que faço não o aprovo, pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço" (Romanos 7:15).


- Isto mostra que de fato já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim... eu sei que é isto que acontece comigo... dentro de mim - disse Paulo - sei que gosto da Lei de Deus, mas vejo uma lei diferente que age em meu corpo, uma lei que luta contra aquela que minha mente aprova.


Entende, meu amigo? Duas naturezas, duas forças lutando dentro do apóstolo Paulo. Um conflito que o levou ao desespero, porque no verso seguinte ele clama: "Miserável homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:24)


- Que situação terrível esta em que estou! Quem é que me livrará da minha escravidão a esta mortífera natureza interior?


Agora eu pergunto: no momento em que Paulo escreveu a carta aos Romanos ele estava ou não convertido? Claro que estava. Ele tinha sido convertido quando se encontrou com Jesus lá na estrada de Damasco. Porém, aqui está a experiência de um homem convertido sentindo dentro de si o conflito que produz a luta das duas naturezas.

Não se preocupe meu amigo por causa da tensão e do conflito que você sente após sua conversão. Duas naturezas, entende? Duas. Você e eu somos homens com duas naturezas e elas não gostam uma da outra.


O apóstolo Paulo um dia conseguiu entender este conflito e aí ele escreveu: "Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o espírito para as coisas do espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Romanos 8:5-9).


- Pastor - você dirá - quer dizer que toda minha vida vai ser uma vida de conflito?


Não necessariamente, não precisa ser assim; e isso vai depender de sua decisão. As duas naturezas estão em luta mas, finalmente, uma delas vencerá. Uma delas assumirá o controle completo de sua vida. Uma delas sobreviverá e a outra morrerá. Qual delas será a vitoriosa? Isso também vai depender de sua decisão.

Vamos ilustrar o assunto desta maneira. Suponhamos que na arena de um circo estão soltas duas feras envolvidas numa luta de morte. Os empresários do circo pegam as duas feras e as colocam em jaulas separadas. Uma delas é fartamente alimentada. Recebe comida e água em abundância. A outra é deixada no esquecimento quase total. Vez por outra alguém dá para ela apenas um bocado de alimento, o suficiente para não morrer. Quando o momento do confronto chegar, qual delas vencerá? Você tem alguma dúvida? Você sabe que vai vencer a que for melhor alimentada, não sabe?


É isso o que acontece na luta das naturezas por obter o controle da nossa vida. Só uma delas assumirá finalmente, por completo, o domínio do território e sem dúvida será a que for melhor alimentada.


Ocorre que os seres humanos, geralmente, alimentam mais a natureza pecaminosa e esta é a causa de nosso fracasso constante, mesmo depois de nossa entrega a Cristo. Deus realizou em nós o milagre da conversão, implantou em nosso coração a nova natureza, mas nós não cuidamos dela, não a alimentamos e em conseqüência a velha natureza está sempre tomando o controle de nossa vida.


Como é que se alimentam as naturezas? Através dos cinco sentidos. Tudo o que entra em nossa mente através dos sentidos é alimento para uma ou para outra natureza. Especialmente aquilo que vem através da visão e da audição. Este é o motivo porque precisamos ser cuidadosos na escolha dos programas que assistimos, dos filmes que vemos, das revistas e livros que lemos, das conversas das quais participamos e das músicas que ouvimos.


É verdade que enquanto estivermos neste mundo, mesmo sem querer, estaremos sempre filtrando comida para a natureza má. Não posso evitar ouvir uma música que inspire sentimentos negativos enquanto estou num ônibus ou no local de trabalho, por força das circunstâncias. Não posso também evitar que apareça uma imagem negativa enquanto leio ou assisto ao noticiário. É impossível deixar de ouvir conversas pouco edificantes na escola ou na rua. Mas posso evitar colocar voluntariamente esse tipo de "alimento" em minha mente. É inevitável que vez por outra passem "migalhas" para a natureza má. Posso evitar que entre para ela "filé mignon". Posso evitar alimentá-la consciente e voluntariamente.


Na realidade a nossa vitória e em conseqüência, a nossa felicidade na vida cristã, dependem de certo modo de aprendermos a conviver com ambas as naturezas. De que maneira? Alimentando a natureza de Cristo e matando de fome a outra. É isso que São Paulo diz quando afirma: "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências" (Gálatas 5:24).


Nos tempos de Cristo, quando um homem era crucificado, era declarado legalmente executado e morto, mas na realidade continuava vivo na cruz, sofrendo e agonizando. Às vezes os parentes ou amigos vinham à noite escondidos e resgatavam o corpo do executado, cuidavam dele e o homem tornava a viver e muitas vezes voltava à sua vida de delinqüência e crime.


O que Paulo está querendo dizer é que temos que manter nossa velha natureza pregada na cruz. Não podemos deixar que ela desça e muito menos devemos cuidar dela ou alimentá-la. - Bem, pastor - você dirá - até quando terei de conviver com essa luta das naturezas?


Enquanto estivermos neste mundo, não há modo de nos livrarmos dela completamente, embora possamos tornar a luta mais leve, deixando de alimentar a natureza má. Podemos manter a natureza má "mortalmente ferida e agonizante", mas jogá-la fora de nosso ser, não é possível.


Mas, graças a Deus, existe uma promessa maravilhosa. O apóstolo Paulo diz: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória (I Coríntios 15:51-54).


Isto não é maravilhoso? Um novo corpo. Sem natureza pecaminosa. Finalmente Deus arrancará a velha natureza de nós e a jogará fora, para sempre. Aí sim, não haverá mais luta, mais conflito interior, mais vontade de pecar. Tornaremos a ser homens com uma só natureza, a natureza de Cristo, perfeita e que se deleita em amar, obedecer e andar nos caminhos de Deus. Enquanto esse dia não chegar, vamos aprender a conviver com a velha natureza, matando-a de fome, desnutrindo-a, asfixiando-a e alimentando constantemente a nova natureza.


Esse foi o segredo que o apostólo Paulo descobriu um dia, alguns anos depois, quando escreveu aos Filipenses dizendo: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8).


Ele está falando do alimento da nova natureza, você percebe? Ele tinha descoberto finalmente o segredo da vida vitoriosa. Ele não alimentava mais a velha natureza. A natureza de Cristo tinha assumido agora o controle de sua vida: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20).


A medida que os anos passaram, a natureza velha de Paulo ficou cada vez mais fraca, de tal modo que quando chegou o momento de sua morte ele exclamou: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (II Timóteo 4:7 e 8).


Ah! meu querido amigo como é bom ver o final da vida de Paulo!


- Venci - diz ele - consegui, alcancei.


Emociono-me ao pensar em tais palavras. Sabe por quê? Porque isso quer dizer que eu também posso vencer. Também posso ser um vitorioso. É isso mesmo meu amigo. Você e eu também podemos ser vencedores.


Cristo garantiu a nossa vitória na cruz. Ele está bem pertinho de você nas horas de luta. Nos momentos em que você acha que todo mundo o abandonou, que você nunca conseguirá, que você é um fracasso completo. Lembre-se de que Ele está aí, amando-o, perdoando-o, sustentando-o.

Conheci José Luís em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Tinha sido engenheiro de vôo, falava quatro línguas e possuía uma cultura extraordinária. Pertencia a uma notável família da sociedade daquele lugar, mas acabou se envolvendo com drogas. Abandonou o emprego, a família, virou um trapo humano, dormindo nos sepulcros do cemitério.


Foi ali que o Evangelho o alcançou. De repente ele viu um raio de esperança. Talvez Jesus pudesse fazer algo para tirá-lo daquela desesperadora situação. Ele ergueu os olhos em direção à cruz e clamou por socorro e o Senhor Jesus correu ao seu encontro.


Quando o conheci, estava numa escola de recuperação para drogados.

- Pastor - ele me disse - preciso agarrar-me cada dia a Jesus. Eu o busco cada manhã em oração. Coloco em minha mente o alimento necessário para minha nova natureza e tenho certeza que Jesus finalmente me dará a vitória completa.


Hoje, José Luís está completamente reintegrado à sua família e à vida profissional e continua colocando, cada dia em sua vida, o alimento necessário para manter viva e robusta a natureza de Cristo.


Essa pode ser sua experiência. Deus o ajudará a manter cada dia viva a natureza de Jesus.




CINCO TIPOS DE PESSOAS NA IGREJA







Texto: Marcos 2.1-12



Introdução: Neste texto, encontramos cinco tipos de pessoas diferentes que podemos ver na igreja.


I) OS DOENTES (O paralítico - Mc. 2:3)


1. Igreja - lugar de cura


2. Em meu nome vocês vão curar, disse Jesus

3. Quem são os paralíticos que precisam ser curados? (1 Co. 11.30)




II) AQUELES QUE CARREGAM OS DOENTES. (Os verdadeiros amigos, Mc. 2:3b)


1. Os evangelistas anônimos.


2. Gente que busca os doentes, que transporta os que precisam de Jesus, que ora, que se doa.


3. Bem aventurado os misericordiosos.



III) OS QUE CRITICAM, PORQUE NUNCA ESTÃO SATISFEITOS. (Os insensíveis, Mc. 2:6,7)

1. Estão na igreja, mas não são igreja. (Pedras de tropeço).

2. Os que mais criticam são os que menos fazem.


3. Quem nada faz, nada vale.



IV) OS QUE APENAS ASSISTEM (Mc. 2:2).


1. Os que estão presentes apenas para ver o que vai acontecer. (Os curiosos).


2. Estão envolvidos e não comprometidos.

3. Não curam, não transportam o doente e não dizem absolutamente nada, os indiferentes e às vezes ainda atrapalham a passagem dos outros.



V) AQUELES QUE CURAM (Os agentes da graça).


1. Em nome de Jesus (Orando)

2. Através da Palavra (Ministrando)


3. Através da comunhão (Salmo 133).


PR. JOSUÉ GONÇALVES









Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!