terça-feira, 30 de agosto de 2011
QUALIDADE DE VIDA!
"Irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, converter os rebeldes à prudência dos justos, e preparar ao Senhor um povo bem disposto." Lucas 1:18
O anúncio do nascimento de João Batista foi algo nobre e de tamanha importância. Seu pai, Zacarias, sacerdote da ordem de Abias e sua mulher, Isabel, da ordem das filhas de Arão tinham um ministério espiritual dentro do Reino de Deus.
O verso 6, do evangelho de Lucas, cap 1º diz que ambos eram justos e andavam sem repreensão nos preceitos do Senhor. Porém havia algo de triste no seio desse lar. Eles não possuiam filhos. Isabel era estéril e os dois eram avançados em idade.
Chegando o tempo do Senhor operar na vida de Zacarias, algo diferente lhe acontece, ele é "sorteado" quando seu turno exercia o sacerdócio no templo, cabendo-lhe entrar no lugar santo, o tabernáculo, para oferecer incenso. O povo, do lado de fora, permanecia orando, aguardando o retorno do sacerdote.
Era um dia especial para Zacarias. Ele não poderia imaginar o que lhe aguardava. Sabia, porém que para entrar no tabernáculo deveria estar santificado, como preceituava a lei (Lv 10:3, Lv 21:6).
No interior do tabernáculo um anjo já o aguardava com uma boa notícia: a sua oração havia sido ouvida e sua mulher Isabel deixaria de ser estéril. Em uma reação natural, Zacarias ficou perturbado e amedrontado.
E quem não ficaria se um anjo lhe trouxesse uma boa nova agora, principalmente se fôr um ardente pedido de oração?
No entanto, para um sacerdote - homem dedicado às lides e ao ministério espiritual - Zacarias não lembrou-se do exemplo de Abraão, que, da mesma maneira, sendo velho e possuindo uma esposa idosa, recebera a promessa de ter um filho durante a velhice.
O anjo descreve a Zacarias os detalhes do ministério do filho que lhe nasceria, concluindo com a expressão: preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Antes de nos atermos sobre essa expressão, vejamos como desenrolou-se o episódio e a experiência de Zacarias. O anjo deixou-lhe mudo por não ter crido de imediato nas suas palavras. Após o período de seu ministério retorna à sua casa e presencia o cumprimento da promessa: Isabel torna-se grávida nos seus dias de velhice!
Seis meses passam-se. O anjo Gabriel anuncia à Maria, prima de Isabel, que ela haveria de conceber o Filho do Altíssimo. Maria, à semelhança de Zacarias também tornou-se assustada e perturbada. Recebe a notícia de que havia alcançado graça diante do Senhor e que sua prima iria conceber.
Resolutamente Maria aceita as palavras do anjo e voluntaria-se para cumprir a vontade de Deus. A nova experiência para Maria deve ter lhe mexido o coração, pois sabia que sua prima Isabel era idosa, estéril e também seria mãe por meio de uma promessa. Apressada, Maria desloca-se para as montanhas em busca de seus parentes, possivelmente queria verificar a situação de sua prima e também falar de sua experiência.
Maria ao saudar Isabel recebe como resposta uma manifestação do Espírito Santo, confirmando tudo aquilo que o anjo havia lhe falado. Também, pelo Espírito, entoa um cântico de louvor e gratidão a Deus. Que encontro o de Isabel e Maria!
Caberia à João Batista preparar o caminho do Senhor Jesus. De que maneira? Testemunhar a vinda do Messias, conclamar pelo arrependimento dos pecados e pela conversão dos maus caminhos, veio falar da graça e verdade do Senhor (Jo 1:17). Isto é o que significa preparar um povo bem disposto ao Senhor.
Em outras palavras, João foi o primeiro missionário ou primeiro evangelista da era cristã. Antecedendo ao ministério do Senhor Jesus, João preparou os corações dos errantes para uma crença nAquele que seria o Salvador do mundo. A Bíblia diz que uma multidão se reunia em torno dele para o ouvir e ser batizada por ele (Lc 3:10). Com o início do ministério do Senhor ouve uma transferência dos discípulos de João para Jesus. Alguns dos discípulos de João Batista não entenderam e disseram: "Rabi, aquele homem que estava contigo além do Jordão, do qual deste testemunho, está batizando, e todos vão ter com ele" Jo 3:26. Ciente de que cumpria seu ministério João Batista declara: "É necessário que Ele cresça e eu diminua" Jo 3:30.
O ministério de João Batista encerrou-se com sua prisão e morte. Porém o mais importante ele já havia conseguido: "preparar um povo bem disposto ao Senhor".
O novo cristão passa por uma experiência profunda quando verdadeiramente participa do novo nascimento descrito em Jo 3:3. Um nascimento espiritual, sobrenatural, diferente de tudo aquilo que uma vida beata ou religiosa poderia oferecer.
Assim inicia a sua caminhada na vida espiritual. O novo espectro e horizonte que surgem o movimentam em torno das coisas espirituais, coisas do Reino de Deus. Por isso é patente a expressão: "ele está vivendo seu primeiro amor".
Sufocados pelas coisas e atividades do mundo, muitos cristãos esfriam e acostumam-se à uma vida espiritual sedentária, pobre de experiências e monótona. São os "esquentadores de banco". Ou os "crentes domingueiros". O primeiro amor foi coisa do passado. O que condiz com o perfil da Igreja de Éfeso, narrado no livro do Apocalipse capítulo 2.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
SUBMISSÃO
ROMANOS 13:2
Submissão é uma das características de um verdadeiro filho de Deus.
Ao formar a equipe musical, procura-se dar oportunidade àqueles dentro da congregação que se destacam por sua habilidade musical. Alguns cuidados devem ser tomados nesta escolha. Mesmo com alguns cuidados sendo tomados, não se pode adivinhar o que virá pela frente. Neste sentido, às vezes nos deparamos com pessoas incapazes de se submeterem à liderança. Quando estes, irremediavelmente não se ajustam, devem ser convidados gentilmente a se desligarem da equipe (Jo 6:65, 66).
Existe, hoje em dia, um aspecto importante que tem se tornado um grande problema, onde observamos que muitas bandas gospel não querem estar ligadas a nenhuma igreja e a nenhum pastor. Em Provérbios 18:1 diz, que “O solitário busca o seu próprio interesse, e insurge-se contra a verdadeira sabedoria”.
Músico precisa ser pastoreado. Quem deseja andar isoladamente, está buscando o seu próprio interesse, tendo uma atitude egoísta. Nós músicos precisamos de cobertura espiritual, ensino, admoestação e correção dos nossos líderes , e a partir de então, ganharemos autoridade para ministrar e seremos uma benção para o corpo de Cristo.
Aquele que agora tem um coração novo é capaz de submeter-se à vontade de Deus, aos líderes e aos irmãos (Ef 5:8-21).
terça-feira, 16 de agosto de 2011
COMO VENCER OBSTÁCULOS
Os obstáculos são uma parte intrínseca da vida. Enquanto vivos, enfrentaremos lutas; quando uma termina, outra se inicia. Só existe uma maneira de vencê-los, é enfrentando-os. Infelizmente, muitas pessoas não querem enfrentar os desafios da vida. Elas preferem empurrar os contratempos com a barriga, deixando os apuros para mais tarde, como se as dificuldades se resolvessem sozinhas. Na verdade, os problemas têm a tendência de se avolumarem com o passar do tempo; tornam-se piores, se não os enfrentamos.
Provavelmente, você está confrontando refregas agora mesmo. Muitas são os obstáculos que impedem a nossa caminhada para a vitória.
Obstáculos são algumas coisas aterradoras a princípio, mas que se tornam pequenas à medida que as enfrentamos.
Obstáculos podem ser apenas pedras no caminho, das quais nos desviamos ou usamos como alicerces para a vitória. Ou podem ser coisas intransponíveis que nos abatem e derrotam. Compreendê-los e aceitá-los como normais é crucial para vencê-los. Não se abata, enfrente os obstáculos. Você não pode mudar seu passado, mas as páginas do seu futuro estão em branco; escreva-as com a tinta da vitória.
Assinar:
Postagens (Atom)
TODO 2º DOMINGO DO MÊS
IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA
Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA -
ITAPERUNA/RJ -
CEP: 28300-000
E-mail: ibneitaperuna@gmail.com