“Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.” (1 Jo 5.3)
“Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos (...) Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado.” (1 Jo 2.3,5a)
Nós é que criamos dificuldades em praticar a doce palavra do nosso
Deus. E aos Efésios 5.21 tem sido um desses textos. Muitos homens preferem oprimir a sua esposa pensando que ser homem é trazer a sua mulher subjugada. A
Bíblia diz que sejamos sujeitos uns aos outros em Cristo. Esse modelo bíblico de submissão a Cristo e amor uns aos outros só traz bênçãos. É o Amor verdadeiro.
A falta de amor tem esfriado muito os relacionamentos. Entre marido e mulher; pais e filhos; entre amigos; entre irmãos; entre os crentes. Porém a Palavra de Deus já nos preveniu de tudo isso (Mt 24:12). É dito que o próprio amor para com Deus esfriará.
A Bíblia também nos previne que nos últimos dias os seres humanos serão desobedientes e rebeldes (2 Tm 3:1-5). Esse texto não se refere somente a pessoas que estão fora dos muros da Igreja, mas, principalmente, as de dentro. Todas estas características são de pessoas, nas quais o amor esfriou, por Deus e pelo próximo.
Esse amor esfriado cria vários obstáculos no relacionamento entre os casais e entre pais e filhos. Podemos ver claramente este quadro hoje em nossas vidas, entre cônjuges, filhos, parentes, irmãos, amigos, conhecidos e desconhecidos, dentro da igreja. Onde está o amor? Relendo com calma I Coríntios vamos achar dezesseis termos práticos quanto ao que deva ser o nosso amor e ao mesmo tempo veremos quais os obstáculos à prática desse amor na família.
Observamos que os obstáculos vão se criando através de casais descomprometidos com o amor verdadeiro de Deus em Cristo e que ao contrário de Jesus eles com base em I Co 13, praticam a impaciência, a maldade, são invejosos, cheios de vanglória, orgulhosos, maltratam os familiares com palavras, gestos e ações, interesseiros, cheios de irritação, rancorosos, não praticam a justiça na família, são mentirosos, não amam a verdade, não encaram os sofrimentos da família com a graça de Deus, não crêem nos milagres de Deus, não sabem esperar, não suportam os outros e se tornam insuportáveis É como se lêssemos ao contrário
Estes são os terríveis obstáculos a vida amorosa de uma família. Pior no casamento. E deve ser por isso que os casamentos têm dificuldade hoje de chegar aos dez anos na sua maioria e ainda mais critico é que uma grande parte destes não chega aos cinco anos.
O Amor de muitos hoje não é sacrificial. Parece que as pessoas não se sacrificam mais por suas famílias como lemos na Bíblia, que diz: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” (1 Jo 3.16)
Se praticarmos o amor ensinado na Bíblia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário