segunda-feira, 14 de março de 2011

O LIMITE ESTABELECIDO POR DEUS


Jó 2: 5-6, “Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.”
Ao que tudo indica, Jó era da mesma época que os patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Sabemos, pois, que Abraão foi o pai da fé e não conquistou esse "título" a toa. Abraão foi a primeira pessoa em toda a Terra que ouviu a voz de Deus. A primeira pessoa que identificou aquela voz Divina. E esse mesmo Abraão em certa ocasião foi para uma guerra onde ele não tinha a mínima chance de vencer, mas Deus deu-lhe a vitória. Não havia esperança, Abraão não tinha um exército, mas tinha o principal: esperança no Deus verdadeiro. A fama de Abraão correu toda a Terra, inclusive, seu testemunho. Talvez o testemunho de Abraão foi o que motivou a fé de um homem chamado Jô, que se tornou um homem de Deus.
Jó 1:1, “Havia um homem na Terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.”
Não sabemos quem pregou para que Jó cresse em Deus. Mas o fato é que ele se converteu. Tornou-se um homem íntegro, justo, temente a Deus. Tinha temor de Deus. Isso quer dizer que ele era um homem honesto, sincero, justo. E ainda podemos dizer que ele se desviava do mal! Do pecado! E segundo o que nos diz o versículo 5, Jó ainda mantinha uma vida regular de oração.
Jó 1:5, “Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.”
Mas um dia Deus estava fazendo uma reunião com os anjos no céu, e apareceu no meio deles o Satanás. E Deus perguntou a ele: “Vistes meu servo Jó? É fiel e temente”. Então Satanás o responde: “Ele é fiel porque é rico, e porque você o encheu de bens. Nessa hora Deus permite que o Diabo toque em tudo o que Jó possui, inclusive em seus gados, seus filhos, sua esposa, e o mais triste, em sua própria carne.
Jó teve todo o seu corpo cheio de úlceras, a ponto de suas unhas caírem, e ele ter que usar um caco de telha para se coçar. Mas junto com a permissão de Deus, vem também um "porém" que é, em outras palavras, um limite estabelecido por Deus.
Jó 2:5-6, “Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.”
O sofrimento chegou na vida de Jó. Perdas, tristezas, dores, sofrimento. O apóstolo Pedro falando acerca desse assunto diz o seguinte.
1Pedro 5:10, “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
O apóstolo Pedro diz que Deus te chamou para a Eterna Glória. E diz também que depois de haver padecido um pouco, ele mesmo (Deus) te aperfeiçoará, confirmará, fortificará e te fortalecerá. Por quê? Porque você pode padecer um pouco, por um período, mas a glória de Deus não é por um período! A glória de Deus é eterna.
Sabemos pois que se alguém está sofrendo, e já está esperando o livramento faz tempo, essa pessoa já está se cansando de esperar esse livramento. Mas a palavra de Deus é tão tremenda que prevê isso também.
Provérbios 13:12, “A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida.”
Quando Jó já não estava suportando, achando que estava como um morto-vivo. Estava fraco, com a esperança "balançada" por conta da "demora" (porque Deus tem o tempo certo), mas no meio do sofrimento um segundo é uma eternidade. E nesse momento Deus reacende a esperança de Jó, porque Deus permitiu o sofrimento, mas havia um "porém", que limitava o sofrimento de Jó.
Jó 14:7-9, “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.”
O que reacendeu a chama da esperança no coração de Jó foi ele ter notado que uma árvore, ainda que seja cortada e fique só o tronco na terra, e esse tronco envelhecer, ao cheiro das águas esse tronco volta a renovar-se. Começa a brotar outra vez.

Pode ser que sua esperança esteja morta, mas Jesus tem rios de águas vivas para fazê-la brotar outra vez! Deus pode ter permitido que o diabo tocasse em algo seu, nas suas finanças, na sua família, no seu trabalho, mas existe um “porém”. O inimigo pode ter tocado naquilo que é seu, PORÉM, a sua vida está na mão do Senhor Jesus!

Pr. Max (Sacerdote da Fé)
(Oxx22) 9830-7236



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!