segunda-feira, 27 de junho de 2011

DOMINANDO PARA NÃO SER DOMINADO



“Como a cidade com seus muros derrubados, assim é o homem que não consegue dominar-se.”
Pv. 25.28
Você sabe o que é uma cidade com seus muros derrubados??? É uma cidade desprovida de segurança, sem proteção, onde qualquer ataque pode atingi-la. Assim é um crente que não sabe dominar seus sentimentos e emoções; não tem um muro de proteção.
As duas emoções apreciam uma ordem. Suas emoções necessitam de uma ordem. Dominar suas emoções significa exercer poder e autoridade sobre elas.
Que sentimentos têm atingido a sua vida??? Um dia você está mal. Dorme alegre e acorda de mau-humor. E nem consegue entender porque está assim. Se você não dá uma ordem para suas emoções, se não as domina, será dominado por elas e esses fatos se tornarão “normais” na sua vida.
Se você não treinar suas emoções para mudar os pilares da sua história, você será uma pessoa acompanhada por solidão, irritabilidade, ansiedade, baixa auto-estima etc.
A sua história não pode ser apagada, é verdade, mas você pode reescrevê-la. O diabo, o acusador, sempre vai trazer circunstâncias passadas para sua vida.
Uma pessoa dominada por suas emoções, muitas vezes, não quer abrir mão da vida que tinha. Acostuma-se a viver apegada com o passado. Se o espírito Santo habita dentro de você, não ofenda-o sempre relembrando quem você era, “se fosse em outras épocas” você faria e aconteceria etc. Quando Ele vem, tudo se torna novo. Aproprie-se disso!!!
Vamos abordar alguns sentimentos que fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas e as impede de avançar.
INVEJA – é o desejo de possuir alguma coisa que pertence ao outro ou ser o que o outro é.
Um crente invejoso não suporta o crescimento do irmão. Tem gente que carrega uma inveja oculta no coração. Cuidado!!! A inveja mata!!! Por que Caim matou Abel ??? Por causa da inveja.
Você tem duas opções: rejeitar e expulsar o sentimento de inveja ou alimentá-lo.
A inveja cresce gradativamente e se torna insuportável na sua vida. Cuidado, pois, você pode matar um irmão com palavras e atitudes geradas num sentimento invejoso.

RAIVA – à a mais destrutiva das emoções. Ela surge diante de frustrações que despertam agressividade.
Geralmente, essa raiva explode em alguém que nada tem a ver com a situação (Quem nunca fez isso???). Você não pode reagir hoje da mesma forma que reagia antes de conhecer a Jesus!!!
O Espírito Santo nos deu domínio próprio para lidar com as emoções. Se você não consegue se dominar, então, reveja se o Espírito Santo de fato está na sua vida.
Existe também uma raiva “velada” que se manifesta pelo seu humor. As suas brincadeiras carregadas de ironias e sarcasmos podem estar liberando sobre as pessoas essa raiva contida. A raiva não-metabolizada pode transformar-se em um 'vulcão de ira” dentro de você.
MEDO – o medo pode ser um mecanismo de defesa para preparar o corpo para uma ameaça ou para fugir dela.
Mas há um medo que é extremamente prejudicial. Aquele que te impede de tentar de novo. De avançar e empreender novas conquistas. Há algum medo te dominando e paralisando suas conquistas, sonhos e objetivos???
Medo, todos nós temos, mas você precisa enfrentá=lo ao invés de ser dominado por ele. Será que o medo não tem roubado as suas oportunidades???
O interesse do diabo é que o medo não deixe você enxergar o potencial que Deus te deu, que você sinta incapacidade e impossibilidade para realizar o propósito de Deus.
Como lidar com o medo??? Enfrentando-o!!! Vá dando um passo de cada vez, vá em frente, arrisque-se. Tudo tem suas “pequenos começos”. Se você não enfrentar o medo, nunca verá as coisas acontecerem na sua vida.
Pense: será que o medo vai ser maior que as promessas de Deus para sua vida???
INSEGURANÇA – não ter certeza sobre qual é a melhor opção; dificuldade para tomar decisões, e nem te conduz a buscar uma palavra de Deus significa que você precisa dominá-la.
As pessoas inseguras são incapazes de tomar até mesmo decisões simples em sua vida cotidiana. Sempre necessita que alguém tome as suas decisões.
Muitos jovens têm dificuldades para escolher e decidir sobre a sua vida profissional. Começam em um curso, depois trocam por outro. E às vezes, nem concluem seus estudos. Se você já começa inseguro com a escolha, imagina então quando tiver que lidar com as próprias decisões pertinentes à carreira profissional!!!
CULPA – estado de abatimento pela consciência de ter violado algum princípio ou faltado com alguma obrigação. Também ter feito algo que considera repreensível.
Se a culpa não for dominada e tratada será extremamente prejudicial.
Você sabia que a culpa adoece e mata??? Há muitas pessoas pagando com seu corpo, com sua saúde, o estrago causado pelo sentimento de culpa que muitas vezes se arrasta por longos anos. O antídoto da culpa é o perdão!!!
E um perdão que atua em três níveis:
1. Receber o perdão de Deus
2. Perdoar-se a si mesmo (tem pessoas que não se perdoam pelo que Deus já perdoou)
3. Perdoar a alguém
Como anda a sua vida em relação as esses sentimentos??? Você tem se apoiado neles ???
DOMÍNIO PRÓPRIO: UMA CHAVE PARA A MUDANÇA
Quem tem domínio próprio se auto-domina, se auto-governa. Quem não tem é dominado (por alguma coisa ou por alguém). Quem tem domínio próprio não é controlado por desejos e sentimentos, não é dominado por atitudes, costumes e paixões.
O domínio próprio é um fruto do Espírito, e é resultado de uma vida de relacionamento com Ele e de busca.
Dominar-se a si mesmo vai te poupar de uma vida de lágrimas, dores e erros constantes.
Tome hoje uma decisão que te beneficiará para o resto da sua vida, te conduzirá ao êxito e ao sucesso: tome as rédeas das suas emoções (e da influência delas na sua vida e nos seus relacionamentos) e seja líder de si mesmo.

POR:: Prª Christina Almeida - APASCENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!