sábado, 18 de fevereiro de 2012

COMO VENCER O DESÂNIMO!




Acredito que como estamos começando o ano precisamos começar com uma motivação santa, algo novo, alvos maiores, sonhos ampliados... uma motivação de se gastar e desgastar... 

ENFIM TEMOS QUE COMECAR RENOVADOS E NÃO CANSADOS, ENFADADOS!

Ficar desanimado não é algo difícil... 
Pode acontecer com qualquer um de nós... 
Aconteceu com muitos homens de Deus e eventualmente podemos nos encontrar desanimados também...

Muitos se sentem assim e tem vergonha de assumir, de admitir que estão desaminados.
Não se sinta acusado por estar desanimado, outros homens de Deus na Bíblia também ficaram tão frustrados, tão decepcionados que pediram até mesmo a morte para si.
O desanimo era tão grande que eles preferiram morrer!
Não estamos falando de gente comum como nós. Estamos falando de:

MOISÉS
Nr 11:11  Disse Moisés ao SENHOR: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei favor aos teus olhos, visto que puseste sobre mim a carga de todo este povo? 12  Concebi eu, porventura, todo este povo? Dei-o eu à luz, para que me digas: Leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que, sob juramento, prometeste a seus pais? 13  Donde teria eu carne para dar a todo este povo? Pois chora diante de mim, dizendo: Dá-nos carne que possamos comer. 14  Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais. 15  Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria.
Resposta de Deus para Moisés: Ele não repreeendeu, mas propôs uma solução.
Nr 11:16 ¶ Disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos e superintendentes do povo; e os trarás perante a tenda da congregação, para que assistam ali contigo. 17  Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente.
Quando um irmão estiver desanimado faça como o Senhor: console.
1 Ts 5:14  Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.
Paulo teve que exortar os irmãos da igreja em Tessalônica para consolar os desanimados. Isso é algo difícil de fazer. Ninguém quer ficar perto do desanimado.

DAVI:
Salmos 42:5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Salmos 42:6  Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar.
Salmos 42:11  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Claro que o desamino que estou me referindo não é devido ao pecado, pois este vai não somente desanimar o crente como também destruir sua vida espiritual.
Baseado no livro de Filipenses vamos aprender como lidar com esta situação e como sairmos dela.
O livro de Filipenses é o livro da Bíblia que mais fala: ALEGRAI-VOS
Filipenses 2:18  Assim, vós também, pela mesma razão, alegrai-vos e congratulai-vos comigo.
Filipenses 3:1  Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas.

Filipenses 4:4  Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
O desanimo que me refiro é com relação a situações que não envolveram necessariamente o pecado, vejamos algumas delas:

TRIBULAÇÃO
Fp 1:12 ¶ Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;

Paulo queria que os irmãos ficassem sabendo que as coisas que aconteceram com ele, isto é, cadeias, algemas, resumindo TRIBULAÇÃO... poderiam produzir desânimo em alguns.
Todos nós passaremos por algum tipo de tribulação. Isso é inevitável.
Mostre-me alguém que nunca teve um problema, uma luta, uma tribulação e eu te mostrarei um cristão superficial.
A tribulação muitas vezes é a maneira de Deus nos ensinar realidades espirituais:
Como alguém conhecerá o JEOVÁ JIREH, isto é, o Deus da provisão se tem sempre dinheiro disponível em sua conta bancária.
Como alguém conhecerá JEOVÁ RAFÁ, isto é, o Deus que sara, se nunca busca a Deus em um momento de enfermidade, mesmo que seja um resfriado.

A tribulação pode produzir coisas preciosas, depende de sua escolha:
Romanos 5:3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
2 Coríntios 4:17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,

Agora compare a sua tribulação com a do Apostolo Paulo. 
Ele estava preso e acorrentado em uma sela romana, injustamente.
Por que ele estava escrevendo aos irmãos de Felipos sobre alegria, porque ele mesmo teve que vencer o desânimo.

Por:: Pr. Azemar Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!