“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na Terra!” Salmos 46.10
Enquanto a maioria dos cavalos é guiada e conduzida por um cabresto preso a suas bocas, alguns cavalos mantêm um de seus ouvidos atentos à voz confiável de seu dono, para serem orientados por ele. Isso é chamado de “rédeas de ouvido”, e significa que o cavalo tem um “ouvido obediente”. Elias precisava ouvir Deus, e felizmente ele tinha um ouvido obediente sintonizado com o Senhor.
Ele acabara de derrotar quatrocentos e cinqüenta falsos profetas num duelo de poder. Agora a Rainha Jezabel ameaçava matar Elias naquele mesmo dia. Elias fugiu para defender a sua vida, escondeu-se numa caverna e orou a Deus pedindo para morrer antes que Jezabel o encontrasse. Então o Senhor enviou Sua palavra a Elias, perguntando-lhe: “O que faz aí?”. Elias relatou os eventos e as ameaças ocorridos.
Então o Senhor demonstrou mais uma vez Sua presença a Elias, dizendo-lhe para se colocar de pé na montanha diante Dele. Um vento forte soprou entre as montanhas e quebrou as pedras em pedaços, mas o Senhor não se encontrava no vento. Depois do vento, houve um terremoto terrível, mas o Senhor não estava no terremoto. E depois do terremoto, iniciou-se um fogo; mais uma vez o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo veio então uma voz “calma e suave”. E o Senhor disse a Elias para deixar seu esconderijo e ir ungir o próximo rei que reinaria sobre a Síria e Israel, e o profeta que tomaria o seu lugar (veja 1 Reis 16 e 19). E Elias obedeceu à voz calma e suave do Senhor.
A história de Elias nos ajuda a entender como ouvir Deus quando precisamos de orientação. Deus não tranqüilizou Elias através de uma manifestação de poder vistoso e exuberante, embora já tivesse provada que era capaz de fazer isso. Deus falou com Seu profeta através de uma voz mansa e suave. E esta é uma das maneiras como o Senhor ainda fala conosco hoje em dia. E esta é uma das maneiras como o Senhor ainda fala conosco hoje em dia. Deus escolhe se comunicar diretamente com Seus filhos através de um sussurro bem profundo em seus espíritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário