quarta-feira, 15 de abril de 2015

O ULTIMO ENSINAMENTO



Este é um simples artigo, que tem como foco mencionar o último ensinamento que Jesus deu aos seus discípulos antes de ir para cruz, este ensinamento foi registrada na festa de pascoa.

Após tomarem a ceia, surgiu uma discussão entre eles, a cerca de qual deles era considerado o maior. Este tipo de discussão ainda é frequente em nossos dias, pois muitos líderes ainda necessitam entender sobre “grandeza”. Entretanto, infelizmente, esta interpretação tem sido equivocada, pois interpretam “grandeza” ministerial associando com números. Se a igreja é grande, como milhares de pessoas congregando aos cultos, então, é possível ver um sinônimo de grandeza de liderança.

Jesus disse aos seus discípulos quando foi interrogado sobre este assunto: “O maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve” (Lucas 22.26).

O mestre foi muito claro a respeito deste questionamento. No reino de Deus, o menor é o maior, e o que lidera, é o que serve. Em nenhuma hora Jesus associou grandeza ministerial com números de pessoas que frequentam os cultos. Não se mensura a “grandeza” de um líder pela quantidade de pessoas que ele converteu a Jesus, pois esta obra não é dele, e sim do Espírito Santo, como disse o Ap. Paulo em (1 Cor 1.5-7). “Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer, de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.

A pascoa é uma festa muito importante e que devemos sim celebrá-la, entretanto, o ensinamento sobre grandeza que Jesus deu em sua ultima celebração precisa ser uma prática dentro das igrejas.

Depois de três anos e meio presenciando grandes coisas ao lado de Jesus, os discípulos se depararam com algo ainda maior do que “quaisquer milagres e ensinamentos” que eles já tinham visto e aprendido. Eles aprenderam que o reino de Deus é diferente do reino dos homens. No reino dos homens, o líder é servido, no reino de Deus o líder é quem serve. Parece ser uma coisa tão simples e fácil, mas ao mesmo tempo é difícil e complicado. Este é um verdadeiro paradoxo da liderança ministerial nos dias de hoje.

Há outro ensinamento que Jesus deu em uma celebração pascal, Ele disse a Pedro: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneira-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

Após três anos e meio andando com o Mestre, Pedro ainda não tinha se convertido. E qual seria a evidencia da conversão de Pedro segundo Jesus?  A resposta é: “apoiar os seus irmãos”.

O líder convertido é aquele que apoio as pessoas as quais estão sob a sua liderança e responsabilidade, e que ajuda a superarem seus obstáculos, que dedica seu tempo em favor do crescimento deles. Um líder convertido não vive em seu mundinho ou em sua sala com ar condicionado, ou vai para igreja apenas para pregar em grandes celebrações, ao contrário, seu posicionamento é dar o exemplo para todas aquelas pessoas que o seguem. E qual é a principal maneira de dar o exemplo? Com certeza, é fazer o que precisa ser feito, alinhando os seus discursos com as suas atitudes.

Há muitas pessoas que estão dentro das igrejas há anos, mais que ainda não se converteram. Querem apenas se alimentar e não terem compromissos em ajudar os irmãos. Querem viver um reino de Deus que não tem nada haver com o reino que Jesus apresentou aqui na terra.

Diante deste artigo, podemos resumir o ultimo conselho sobre “grandeza” que Jesus deu para sua liderança antes de ir para cruz; “Servir e Apoiar”.

Que você líder, possa fazer uma reflexão diante deste estudo e tentar alinhar o seu ministério com as verdades do reino de Deus. Quero terminar este texto lhe fazendo uma pergunta.

Se você estive com Jesus naquela ultima ceia, o que o Mestre falaria para você fazer como sinônimo de conversão e de grandeza?

Que nesta pascoa, você possa celebrá-la colocando em pratica todos os ensinamentos praticados por Jesus, “servindo os seus irmãos”.

Lembre-se: No reino de Deus o segredo para o grande é o Pequeno!


Pr. Elvis Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!