quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

EGOÍSMO


Enquanto o egocentrismo leva uma pessoa a considerar-se a mais importante, o centro do mundo, o egoísmo é manifestado por um apego excessivo a si mesma que faz com que ela busque, de maneira exclusiva e calculada, a satisfação de seu prazer e seus próprios interesses, mesmo em detrimento do bem-estar e dos interesses alheios.

Na bíblia, vemos que os egoístas, a fim de conseguirem o que desejavam, foram capazes de matar ou destruir pessoas e famílias. A rainha Jezabel e o rei Acabe exemplificam isso. Jezabel mandou matar Nabote por causa de uma vinha que o esposo dela, Acabe, cobiçava (I Rs 21). Atente, porém, para o terrível fim de Jezabel, registrado em I Reis 21:23 e 2 Reis 9: 30-37.

Todo agoísta vive num universo fechado constituído pelo seu EU. Seu relacionamento com as pessoas que o rodeiam é alterado de acordo com as vontades e os desejos dele, que visam somente ao seu bem-estar. O egoísta nunca se preocupa com seu próximo ou pensa neste, não tem outra referência a não ser ele mesmo, tem um apego exagerado a si próprio, é demasiadamente ciumento, incapaz de negociar em caso de dissensão, de aceitar um compromisso, rever uma opinião ou escutar a do outro. Ele despreza o ponto de vista alheio-apenas o seu é que conta. Por último, e mais importante, o egoísta suscita e mantém conflitos porque não satisfaz às necessidades dos outros.

É essencial saber que a base dos relacionamentos interpessoais é precisamente o fato de que cada indivíduo coopera para a satisfação das necessidades do outro. No tocante às convenções sociais, podemos chamar isso de “contrato relacional”. Ninguém basta a si mesmo. Todo ser humano precisa do outro. Portanto, necessita manter relações sociais.

No Éden, Adão devia sentir-se frustrado ao tentar estabelecer uma conversa com algum animal. As necessidades fisiológicas do primeiro homem eram satisfeitas com a bebida, a alimentação, o sono, e as espirituais, por Deus, mas faltava a Adão um contato direto com outro ser humano para o homem ter suas necessidades emocional e intelectual supridas.

Deus, em Sua sensibilidade, apercebeu-se disso, constatando que não era bom que o homem estivesse só (Gn 2:18). Assim, Ele criou Eva. Desde então, e enquanto o ser humano existir, sempre buscará satisfazer suas necessidades espirituais, emocionais, físicas e materiais. Isso é normal e saudável. Mas o Senhor nos ensina a fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem (Jo 13:34).

Drª Elizete Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!