segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ANO NOVO SEM DÍVIDAS




E lá se foi 2010. Depois de muitas festas na empresa, no grupo de amigos, na família, amigos ocultos e reais, presentes para todos, como estão as finanças pessoais?

Temos que nos preparar, pois esse mês de janeiro, na maioria dos estados, vem carregado de impostos como IPTU, IPVA, sem contar a ressaca do natal, matrícula dos filhos, material escolar, férias etc., que terror!

O que fazer agora? O primeiro passo é fazer um balanço do ano passado. Sua pequena “empresa” – composta de marido, esposa, filhos, carro, cachorro, sitio etc. – fechou o balanço no azul ou no vermelho? Se fechou no azul, parabéns, passe a informação para todos os acionistas e comemore com eles. Estabeleça metas desafiantes para 2011 e sucesso.

Do outro lado, quem fechou no vermelho, pare, mostre o balanço para todos os acionistas e, principalmente, não se desespere. Estabeleça metas, coloque a mão na massa e parta para a renegociação e eliminação das dívidas. Primeiro passo para isso é gastar menos do que se ganha todo mês.

Tente aproveitar os descontos concedidos por Detrans e prefeituras para pagamentos dos impostos a vista. Desta forma você vai desonerar o seu orçamento futuro. Compre a vista, gaste apenas o que você tem. Esta também é uma forma de desonerar o orçamento futuro.

Faça isso para as finanças. Estabeleça meta de gastos para supermercado, padaria, roupas, presentes, alimentação fora de casa. Tudo tem uma margem que pode ser reduzida, porém, neste momento, se existe uma família, a decisão não deve ser unilateral. Todos os membros devem participar: marido, esposa, filhos, para que a meta seja estabelecida em comum acordo até que consiga se gastar menos do que se ganha.

Dica importante: Estabeleça a suas metas financeiras para junho, outubro, dezembro de 2011 e 2012. Assim você terá o norte financeiro a seguir. A primeira meta financeira pode ser sair das dívidas.

Um abraço, $uce$$o e até a próxima.

::Erasmo Vieira
Palestrante e Consultor de Finanças Pessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!