segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

OBEDIÊNCIA E DESOBEDIÊNCIA


Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” (1 Sm 15.22)


Normalmente, somos conscientes das coisas que devemos fazer. Em resumo, sabemos que a nossa grande responsabilidade é amar. Amar a Deus sobre todas as coisas com todo o nosso entendimento, com todas as nossas forças e de todo o nosso coração e, abaixo de Deus, amarmos a nós mesmos e ao próximo (ambos com razão, emoção e ação). Todos os nossos problemas e pecados estão em não amarmos como deveríamos. Todo pecado é contra Deus e a sua santidade. Por isso, devemos observar a Bíblia e procurar acertar mais e errar menos. Ao analisarmos o capítulo 15 de 1 Sm temos uma triste notícia de desobediência. Saul “... fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes,...” (1 Sm 15.3). Deus estava exercendo Juízo contra Amaleque e Saul era o instrumento designado por Deus para isso. Mas Saul desobecedeu!

Por que Desobedecemos?

1 – Porque queremos fazer média com as pessoas v. 24
“...Porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz”. Saul perdeu completamente a noção. Deu ouvidos à voz do povo. Ficou com medo do povo, quis ficar bem com o povo. A voz do povo não é a voz de Deus e muita gente se perde por causa da multidão. Nem tudo que é permitido pela lei ou consenso entre as pessoas refletem a vontade de Deus. Cuidado!
2 – Porque perdemos a noção das conseqüências v. 25-29
Saul achava que o seu pecado era coisa simples mas essa desobediência gerou conseqüências complicadas. A palavra de Deus foi rejeitada, o reino foi perdido, Samuel teve que assumir responsabilidades que não eram dele. Saul estava tão perto de Deus que pensava poder resolver a questão de maneira fácil. Mas não foi assim. Às vezes estamos tão próximos do sagrado que achamos que temos mais “direitos de pecar” do que os outros.
3 – Porque achamos que temos boas justificativas v. 19-21.
Saul achava que tinha boas justificativas: “Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor e segui o caminho pelo qual o Senhor me enviou... mas o povo...” Saul não assumiu o seu pecado, e terceirizou a responsabilidade sobre os despojos jogando a culpa no povo. Saul achava que tinha razão. Ficou cego diante da vitória! Quantos não se perdem no exercício do poder. Pensam que podem justificar certas atitudes contrárias ao que Deus determina.
Na Bíblia temos orientações sobre como nos portarmos em todas as áreas da nossa vida. A Bíblia, por assim dizer, é o manual do construtor. Casamento e divórcio, criação de filhos, prioridades da vida, responsabilidades na Igreja, empregado e patrão, futuro, como ser feliz, sabedoria, o que fazer quando a tristeza chegar, etc. São temas  presentes na Bíblia. Saul tinha conhecimento da vontade de Deus para o seu governo. Desobedeceu de maneira consciente! Muitos agem assim. São conhecedores da Palavra mas insistem em erros, misturando longanimidade com conivência. Deus não concorda com os nossos pecados ainda que muitas vezes nos dê tempo para arrependimento e mudança. Esse tempo passa! Fique esperto!
“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO 2º DOMINGO DO MÊS

TODO 2º DOMINGO DO MÊS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IGREJA BATISTA NOVA EBENÉZER em ITAPERUNA

Travessa Gercy Boechat de Castro Nº 168 - VINHOSA - ITAPERUNA/RJ - CEP: 28300-000 E-mail: ibneitaperuna@gmail.com

SEGURANÇA!

SEGURANÇA!