segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
E você? Tem honrado os seus compromissos?
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
DEUS QUER DAR AVIVAMENTO
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
AMOR EROS
Chamaremos eros de “amor bolo de morangos”. Eu quero o bolo. Eu o quero tanto, que se o conseguir irei consumí-lo sem ao menos pensar em como o bolo se sente. É exatamente assim que algumas pessoas tratam seus semelhantes.
Eros é um amor que toma.
Expressões que caracterizam o amor eros:
• Você me faz bem;
• Você é meu/minha;
• Você é lindo(a);
• Você me pertence;
• Teu corpo é perfeito;
• Eu amo você porque você me faz feliz.
• “O amor é cego”
Por exemplo, eros está representado no livro de Cantares (onde Salomão deleitava-se com a beleza de sua amada) e na tradução de Provérbios 7:18, onde uma prostituta faz o seguinte apelo: “Vem,embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã”. Nesse versículo, “amor” é uma representação para eros.
A primeira palavra grega é eros. Aparece com freqüência na literatura grega secular, mas não na Bíblia. Eros é o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo. Daí a nossa palavra ERÓTICO.
Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O eros apresenta-se como amor pelo outro mas é amor por si próprio.
Sua melhor declaração é “Eu amo você porque você me faz feliz”. Ou “Eu me sinto fortemente atraído por sua amabilidade (você me amará), por seu temperamento alegre (você me diverte), por sua beleza e sensualidade (você me dará prazer), por seu talento (eu me orgulho de você)!” Porém, quando uma ou mais destas características desaparecem, o amor morre. Esse tipo de amor só quer receber. O pouco que ele dá, é com o intuito de receber algo em troca.
Infelizmente, muitos jovens escolhem o namorado ou a namorada, que poderá ser o companheiro ou companheira para toda a vida, com base apenas no eros. As relações físicas são antecipadas; a intensidade do eros prejudica o amor genuíno. Os namorados, mesmo não sabendo quase nada um do outro, pensam que esse tipo de amor os manterá juntos. Mas isto geralmente não acontece. Seu amor não é o verdadeiro amor.
A ênfase exagerada no eros é alimentada por uma filosofia playboy. Esta filosofia estimula em extremo a sensualidade, tanto da mulher como do homem; a mulher desnuda-se e exibe-se pelo prazer da sedução e do sexo; o homem cobiça e apropria-se pelo prazer do machismo e do sexo; a mulher é mero objeto sexual, um brinquedo (perigoso) para o homem (criança) egoísta. Nessa filosofia, relação sexual é sinônimo de “fazer amor”.
Casamentos construídos apenas sobre bases físicas e eróticas não duram muito... Antes do pleno envolvimento físico, os pretendentes precisam se conhecer nas áreas mais importantes da alma e do espírito. Para tanto, têm que namorar e noivar, por algum tempo, antes de se entregarem um ao outro, definitivamente, no casamento. O relacionamento sexual após o casamento será a coroação de um relacionamento
• consolidado,
• comprometido e
• crescente.
Se você cometeu o erro de se casar (formal ou informalmente) na base do eros, apenas, aqui está uma boa notícia para você: O AMOR PODE CRESCER. Não crescerá automaticamente, mas na medida em que você o cultivar. Portanto, a única esperança para o seu casamento é ascensão aos níveis mais altos do amor.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
A FORÇA DO COMPROMISSO
Participar dos ensaios não é cumprir formalidade, é honrar o compromisso assumido, parte fundamental para o êxito pretendido
Recentemente, conversei com o líder de um ministério de dança sobre a falta de compromisso das pessoas com relação à obra de Deus. Ele me falou das lutas que eles têm enfrentado devido ao excesso de faltas nos ensaios do grupo. Dor de cabeça, dor no pé, mal estar repentino, visita a casa de parentes e tantas outras desculpas tentam justificar as constantes faltas. E isso impede a excelência do trabalho que deve ser feito sob unção e temor de Deus, primeiramente para ele e depois para a edificação da Igreja.
Essa conversa me fez pensar no quanto as pessoas estão deixando a desejar na obra do Senhor. Tudo é motivo para faltar – estudos, festas, família, dinheiro... É claro que não podemos julgar as pessoas, mas como participantes da obra do Senhor sabemos que existem aqueles que criam situações inimigináveis e até ilárias para faltar. Mal sabem eles que os ensaios, por mais cansativos que sejam, são importantes para o aprimoramento, a unidade e o crescimento do grupo – seja ele de dança, louvor, teatro etc.
Infelizmente, muitos agem como “fogo de palha” na obra de Deus. Vão nos primeiros ensaios, falam que “vão fazer e acontecer”, mas depois começam a criar situações diversas para faltar. Quando, na verdade, seria muito mais simples falar a verdade ou dar lugar para outras pessoas que têm compromisso com as coisas de Deus.
O compromisso é a marca registrada do crente. É como se fosse o “selo de qualidade” dele. Por isso, ao assumir o compromisso de participar de algo, a pessoa deve fazer o possível para cumpri-lo, caso contrário, as coisas começam a desandar. Ensaiar é preciso. Faltar, só se houver realmente necessidade.
É comum as pessoas aceitarem facilmente o convite para uma festa ou um passeio, mas quando o assunto é igreja não têm a mesma disponibilidade. Inventam desculpas e colocam tudo acima da igreja, ou devo dizer de Deus, claro. Pois não é para ele o nosso trabalho ou ele é um mero expectador da nossa vida que sempre fica em segundo lugar?
Neste sentido o líder precisa ser amoroso, mas firme. Não se faz nada para Deus com desleixo. Então, impor regras e exigir o cumprimento delas é o mínimo que se deve cobrar. Quem não quiser se submeter também não deve participar. Deus exige primícias e não sobras.
As dicas a seguir são para líderes e liderados. Não é uma receita pronta, mas informações que vão ajudar os líderes a aprimorar o ambiente dos ensaios e motivar os liderados a participar deles.
Para o líder
Saia da rotina. Faça de cada ensaio uma oportunidade para que os liderados cresçam espiritual e teoricamente.
Vez ou outra faça uma confraternização entre os membros do grupo.
Mude o local dos ensaios, sempre que possível, é claro. Por exemplo, se for um grupo de dança ou teatro, ensaie um dia ao ar livre, leve-os a um lugar especial.
Mostre sua autoridade como líder, coloque regras no grupo, não permita que os componentes façam o que quiserem ou faltem quando acharem que devem faltar.
Não seja um líder autoritário, isto é, mandão, que não ouve os liderados, que é grosso ao falar, prepotente e que acha que só a opinião dele é que conta. Um líder que age assim, “espanta” os seus liderados.
Saia da mesmice. Utilize vídeos, DVDs, realize palestras, convide pessoas para falarem a respeito da área com a qual vocês estão trabalhando. Se for um grupo de louvor, por exemplo, chame alguém para dar um palestra interessante ao grupo.
Saiba perceber quando o liderado é tímido. Trabalhe com esse liderado de forma especial, incentivando-o. Não aceite piadinhas de mau gosto ou falas desmotivantes do tipo: “Esse aí nunca vai conseguir!”. Esse tipo de frase, faz com que muitos se sintam incapazes e não queiram mais voltar aos ensaios.
Para o liderado
Lembre-se: é por meio dos ensaios que se aprimora tanto a parte espiritual quanto a técnica.
Faltar em demasia e sem necessidade interrompe esse aprimoramento. Isso será ruim para você mesmo.
Se você fosse o líder, certamente não gostaria que os seus liderados faltassem sem uma justificativa convincente. Então, não aja da mesma forma.
Seja participante e pergunte sempre que não souber de algo ou quando não entendeu. Caso não queira interromper o ensaio, pergunte ao final do mesmo.
Não seja um liderado “problema”, aquele que vive faltando, que não tem compromisso com Deus e com o seu líder e faz o que quer. Lembre-se: Deus tudo vê e um dia a “casa cai”.
Bem, ficam aí essas dicas. Espero que a partir de hoje, você tome uma posição, em primeiro lugar com Deus, e depois com o seu líder. Comece agora mesmo a mudar de atitude. Como? Indo ao ensaio!
:: Por Ana Paula Costa
domingo, 23 de janeiro de 2011
EDIFICANDO UMA CASA EM JESUS
“E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.” I Rs 11:38
Nós não estamos aqui para dizer que Davi foi o maior exemplo de pai ou de marido, porém a bíblia nos conta que apesar de seus erros, Davi era um homem com o coração segundo o coração de Deus, pois ele aprendeu com seus erros e viu que a conseqüência deles pode ser terrível, no livro de Salmos, por exemplo, podemos ver por várias vezes Davi se arrependendo dos seus erros e pedindo perdão a Deus. Esse texto mostra que apesar das turbulências familiares de Davi, Deus edificou uma casa firme em Davi, prova disso é que da geração de Davi virá o nosso Salvador. “Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã.” Ap 22:16
Deus vai mostrar nesse estudo que deu capacidade para as pessoas de escolher serem; arquitetos, engenheiros de Deus ou simples demolidores.
É bom lembrarmos que Deus não escolhe os capacitados mais capacita seus escolhidos.
Veja esse exemplo: Ex 35:30-35 Deus capacitou esses homens a fazerem todo tipo de obra, em todo artifício até capacidade de criar invenções.
Veja outro exemplo: I Co 3:9-13 O nosso fundamento dessa construção ou seja a base é Jesus Cristo, é onde a construção começa, sem Jesus não há edificação, toda construção como acabamos de ler um dia vai ser provada, a construção que não tiver Jesus como base vai ruir com certeza. Vamos aprender a construir? Hoje Deus esta capacitando engenheiros e arquitetos Dele aqui!!!
Jesus é o alicerce, o verbo de Deus, ou seja, temos que ouvir e praticar!!!
Base ou Alicerce: Tudo começa na base, ou seja, no fundamento, Jesus é o nosso fundamento a nossa rocha, não existe outro fundamento. I Sm 2:2
Ter Jesus como fundamento é ouvir e praticar a sua palavra ao contrário, não adianta freqüentar a igreja e até ouvir a palavra mais não praticar, não adianta, pois a oração sem a prática, tudo desabará. Mt 7:24-27 Oração = Orar + Ação
Deus é onisciente, onipotente, onipresente, seus olhos estão em todos os lugares, adianta orar e jejuar se andamos em trevas? Gn 18:20-21/I João 1:6-10
Jesus disse: “Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa”. Lc 6:49
CONCLUSÃO: TER JESUS COMO ALICERCE, NÃO É DIZER
SIMPLESMENTE TENHO JESUS E SIM OUVIR E PRATICAR A SUA PALAVRA!!!
Como precisamos ouvir e praticar a palavra para edificar o nosso lar, nós vamos ouvir as dez coisas necessárias para se edificar a casa. Primeiro vamos aprender as três primeiras coisas que cabem ao arquiteto fazer e depois, aprenderemos as sete coisas que cabem ao engenheiro.
ARQUITETO
Um arquiteto (ou arquitecto, segundo a grafia européia) é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura.
VAMOS VER AS 3 PARTES QUE CABEM AO ARQUITETO FAZER:
1º Projetar - Sem projetos ou as coisas não acontecem, ou quando acontecem são mal feitas. Is 32:8 “Mas o nobre projeta coisas nobres e, pela nobreza, está em pé.
*Temos que determinar, sonhar, profetizar o que ainda não aconteceu. Jó 22:28
*Não podemos planejar só a nossa vontade, a vontade de Deus vem primeiro. Pv 16:1
2º Supervisionar - Deus nos supervisiona 24 hs por dia porque somos seus projetos, obra sua. Pv 15:3
*Devemos supervisionar nosso projetos, ou seja vigiar, assim como Deus. Mt 26:40-41
3º Executar - A obra executada vale mais do que um desenho um projeto, em outras palavras o testemunho vale muito mais do que muitas palavras. Pv 24:27
*Você homem, mulher de Deus terá valor, através das suas atitudes. Dt 28:1-13
*Sigamos o exemplo de Cristo. Fp 2:1-11
VAMOS VER AS COISAS QUE CABEM AO ENGENHEIRO ACOMPANHAR:
Engenharia é a atividade em que os conhecimentos técnicos e a experiência prática são aplicados para exploração de recursos para o projeto e construção. O engenheiro além de construtor, ele é o detalhista da obra observando e calculando cada detalhe. Tg 1:4
As 7 coisas necessárias para se construir:
1º coluna - Jesus é a coluna da igreja de Deus a principal pedra de esquina, pois só ele é capaz de suportar o peso da mesma, sem Jesus a igreja ruiria pois não agüentaria o peso. Ef 2:20 Nós somos a coluna espiritual da nossa casa, temos que com a ajuda de Jesus principal coluna, suportar o peso com jejum e oração.
2º paredes - Nós temos que saber fazer separação das coisas da alma e das coisas do espírito. Hb 4:12 A palavra é a parede que separa a nossa vontade (alma) da vontade de Deus (espírito). Rm 8:16
3º muros - É o que protege a nossa casa de invasões do inimigo. Ez 42:20 O mundo não pode entrar na tua casa, a tua casa tem que ser mais uma habitação de Deus, o mundo tem que ficar pra fora. 1Jo 5:19
4º porta – É o meio de entrada e saída de tudo. Ap 3:20 O que tem entrado na tua casa?
5º telhado – é a proteção que esta acima de você (Deus), que te protege da tempestade, chuvas e ventos. Is 32:1-2 /Tg 1:17
6º acabamento – É o que vai dar a beleza à casa. Sl 96:9 / Hb 12:14
7º Cuidado contínuo - O engenheiro espiritual é um reparador de brechas. I Tm 5:8 /Is 58:9-12
Que Deus abençoe o seu lar e te edifique uma casa firme
PR.MAX
SACERDOTE DA FÉ
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O AMOR NA FAMÍLIA
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
TOME A SUA CRUZ
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
EM BUSCA DE AVIVAMENTO ESPIRITUAL
Habacuque 3:1-2 O Profeta Habacuque buscou avivamento espiritual para ele e para todo o Israel. Ele profetizou poucos anos antes do cativeiro Babilônico (626 a C) e como profeta estava indignado com a postura espiritual do povo e principalmente dos sacerdotes em seus dias...
Habacuque denuncia o pecado do povo, fala contra a idolatria (Hab 2:18-20) e revela uma Visão que precisa ser divulgada com outdoor... Ele tinha esperança de que "toda a terra se enchesse do conhecimento..." (Hab 2:14). Mas o que ele queria mesmo ver era um Grande Avivamento!
I - O AVIVAMENTO VIRÁ PELA EMOÇÃO NO CORAÇÃO DO POVO
"Oração do profeta à moda de sigionote". Hebraico - sigionote - cânticos emocionais, cambalear para cá e para lá, dançar enquanto louva... Usar as suas emoções para buscar a intervenção de Deus!
Existe alguma diferença entre você Louvar/Adorar com emoção e sem emoção? Existe alguma diferença entre você Orar com ou sem emoção? - MC 12:30 "Amarás ao Sr. Teu Deus de todo o teu Coração, Alma, Entendimento e Forças"!
Por causa da "tradição" muitos tem invalidado até mesmo a "Palavra de Deus" (MAT 15:6), quanto mais a Oração e o Louvor! E conseqüentemente não toca o coração do Pai e não tocando o Seu coração, Ele não nos ouvirá e não virá com Seu Avivamento!
A Emoção naquilo que estamos fazendo denuncia o nosso desejo, intensidade, dedicação e amor...!!! Ilust.: Se você come c/prazer dá gosto a gente sentar junto e até comer também...!
II- O AVIVAMENTO VIRÁ PELO CONHECIMENTO DE DEUS
"Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Sr., como as águas cobrem o mar" (Hab 2:14). Ele está citando ISAÍAS 11:9. Isso demonstra o seu conhecimento da Palavra! Sem Conhecimento não Tem Avivamento e ainda se houver, não será um Avivamento Sustentável!
Precisamos conhecer a Deus, não apenas de "ouvir falar" ou de "Ler" sobre Deus, mas de "Experimentá-Lo"! Ilust.: Uma crítica que se faz contra "igrejas tradicionais" é que lá se aprende sobre Deus e nas "pentecostais" se sente Deus...! Precisamos Conhecer para facilitar o processo de sentir Deus...! Caso contrário, corremos o risco de "blasfemar" contra a obra do Espírito atribuindo a demônios (MC 6:27-30)!
Na Visão Celular, temos a Escola de Líderes, Lições de Consolidação, Encontros, Lições de Células, Discipulado etc. que vão nos ensinando...!!!
III- O AVIVAMENTO VIRÁ PELO TEMOR A DEUS
Temor, Respeito, Consideração e "Medo de Pecar" contra Deus, coisa que muitos cristãos já perderam...!
Sabem por que muitos cristãos perderam o Temor de Deus? - 1-) Por não serem ministrados acerca da Disciplina/Castigo de Deus: Deus corrige, repreende, disciplina, castiga e "faz sofrer" (HEB 12:5-9); 2-) Por serem ensinados que a "salvação" está garantida, ainda que vivamos em pecado (HEB 6:4-11; MAT 24:10-13); 3-) Por não se ministrar mais sobre Inferno e demônios (MAT 25:41 e 46; APOC 20:10-15 e 21:8).
IV- O AVIVAMENTO VIRÁ PELA MISERICÓRDIA DE DEUS
Por mais que nos esforcemos, que jejuemos, nos santifiquemos, oremos, clamemos, ainda assim isso não obriga Deus a nada! Não funciona essa teologia de "mandar em Deus". E por mais que nos santifiquemos, toda a nossa santificação e justiça não passa de "trapos sujos" diante da tão grande santidade de Deus. O que isso nos ensina? - Que dependemos da Misericórdia de Deus em todas as coisas e para todas as coisas que fazemos!
Pela Misericórdia de Deus é que o Avivamento virá. Não será pela nossa capacitação, pelo nosso merecimento...!!!
CONCLUSÃO: O avivamento pedido por Habacuque veio? Para Habacuque veio, pois ele pela fé já tomava posse e estava com o seu coração avivado. É isso que precisamos fazer: tomar posse desse avivamento desde já em nossas vidas, Proclamar/Divulgar esse Avivamento, essa Obra "no meio dos anos"...!
Habacuque fazia parte dos chamados "Profetas Menores". Você sabia quantos são os "Profetas Menores"? - 12! Nós fazemos parte desses "Profetas Menores" com os nossos 12! E Vamos trazer esse Avivamento Espiritual... A Começar com cada um de nós...!!!
Apóstolo Wagner Tenório - MIBA
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
ATENÇÃO POVO DE DEUS!!!!
Quando tudo diz que NÃO!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
A OBEDIÊNCIA DO CRISTÃO
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
A UNÇÃO A NOSSA DISPOSIÇÃO
São boas novas, tão boas que vão fazer voce gritar, pular e correr de alegria agradecendo a Deus. Se voce simplesmente crer, isso fará voce levantar da sua cama pela manhã, olhar na cara do diabo e dizer: ESTOU DE PÉ E VOU CUMPRIR O QUE DEUS TEM PARA MIM. Qual boa nova poderia causar uma alegria como essa? A NOTÍCIA QUE VOCE TEM A UNÇÃO DE DEUS SOBRE SUA VIDA NESSE DIA. Alguns religiosos podem até me dizer, Ah André, eu sou apenas um pecador salvo pela graça, não tenho essa unção sobre a minha vida. Bem, um Cristão voce é, e a palavra cristão vem do grego = CRISTO, ou seja, o que tem a unção. Se voce traduz a palavra cristão voce percebe que voce é abençoado em Cristo, como Ele é abençoado. E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. II Cor. 6:16 Nós hoje somos o templo do Espírito Santo. Quando escolhemos pensar que somos apenas pecadores, vazios... deixamos de lado a realidade atual da nossa vida no reino do Espírito. Jesus morreu, sofreu, se entregou para que uma nova raça, um novo povo viesse a existir, um povo livre, escolhido e o melhor de tudo, um povo mergulhado na vida de Deus. O pensamento de fazermos as obras de Cristo hoje deixa a mente de muitos perturbada, porque muitos pensam que isso é impossível, que não temos como realizá-las, a não ser se Deus for muito misericordioso e piedoso. No entanto, a verdade é que Deus quer derramar desse poder sobre sua vida, quer que voce flua nessa realidade de vida AGORA. Pare de se ver como voce se via antes de ter Jesus, voce hoje não é um derrotado, um fracassado, voce hoje é o escolhido de Deus, aquele que tem a unção do Espírito Santo para manifestar a vida de Cristo aqui na terra. Tenho visto muitos cristãos com pensamentos de auto piedade, de uma falsa humildade dizendo que não são nada, sendo que Deus não diz isso a nosso respeito. Somos tão preciosos para Ele que o que havia de mais precioso no céu foi entregue por nossa causa. Hoje a unção de Deus está a sua disposição, pare de pensar em derrotas, pare de olhar as circunstancias e se levante em Cristo e flua na unção de Deus que está em todo tempo a seu dispor.